Compreendendo a flexibilidade

Páginas: 2 (466 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Compreendendo a flexibilidade e mobilidade:

Mobilidade consiste na capacidade de mover um segmento corporal em um amplo arco de movimento. Este conceito está intimamente ligado ao movimentovoluntário, ao contrario da flexibilidade que é um conceito essencialmente passivo. Por esses conceitos podemos concluir que mobilidade e flexibilidade são conceitos bem distintos, um consiste naamplitude que pode ser alcançada de forma natural e a outra envolve forças externas.

É possível ser muito flexível e pouco móvel assim como é possível ser muito móvel e pouco flexível, isso ocorreporque o conceito de mobilidade vem atrelado também a um conceito de força. Uma flexão de quadril ativa não alcançará uma grande amplitude sem que o que os músculos abdominais (locais e globais) estejamfortes, mesmo que o indivíduo consiga grandes amplitudes numa flexão de quadril passiva.

Tipos de flexibilidade
Flexibilidade Ativa
Flexibilidade ativa é a maior amplitude de movimentoalcançada usando apenas a contração dos músculos agonistas e sinergistas, enquanto os antagonistas são alongados. O desenolvimento deste tipo de flexibilidade pode ser mais difícil pois requer a flexibilidadepassiva para assumir a posição inicial e da contração dos músculos agonistas para mantê-la. Algumas atividades que necessitam o desenvolvimento deste tipo de flexibilidade são: Ginásticarítmica, Ginástica olímpica, ballet, Artes marciais, entre outras.
Flexibilidade passiva
Flexibilidade passiva é a maior amplitude de movimento que se pode assumir utilizando forças externas, por exemplo: peso docorpo, a ajuda de um parceiro, o uso de aparelhos, entre outros. Isto é o que vem à mente quando a maioria das pessoas pensam sobre flexibilidade. A flexibilidade passiva é sempre maior que aflexibilidade ativa,4 e a diferença entre as duas é chamada de "reserva de movimentos".






Para que serve

A flexibilidade desempenha um papel importante em numerosas modalidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Flexibilidade
  • flexibilidade
  • Flexibilidade
  • Flexibilidade
  • Flexibilidade
  • Flexibilidade
  • Flexibilidade
  • A Flexibilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!