Compras contratações e terceirizações

Páginas: 6 (1439 palavras) Publicado: 9 de abril de 2011
DESENVOLVIMENTO

A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO DE COMPRAS

A área de compras das organizações também tem passado por modificações ao longo do tempo, e sob os novos conceitos e interpretações passa de uma atividade operacional para uma atividade de gestão, alinhando-se com as estratégias e rumos das empresas. Essa área da empresa está diretamente envolvida com o sucesso de qualquerorganização, abrangendo uma magnitude de recursos financeiros e logísticos.
A área de compras exerce importância relativa, dependendo das características e objetivos a que se propõe. O bom desempenho dessa área depende fundamentalmente de sua organização, boa estruturação e poder de negociação.
Os avanços tecnológicos possibilitaram uma democratização do uso da informática, tanto em hardwares como emsoftwares. Muitas empresas já utilizam sistemas de compras administrados por softwares ou tecnologia própria.

ORGANIZAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE COMPRAS

Centralizar ou descentralizar:
Essa é uma pergunta que todos fazem. Com o crescimento dos negócios as empresas vêm criando novas instalações, muitas vezes em regiões geograficamente distantes, criando diversas unidades.
Isso leva as empresas aterem que decidir entre manter um departamento de Compras único ( centralizado ) ou criar estruturas menores em cada unidade para atender a essas unidades isoladas ( descentralizar ).

Vantagens da centralização:

*centralizar implica em um único preço de mercado para os itens, independente de sua localização geográfica, uniformizando ações;
*a adoção de um procedimento padrão para todas ascompras;
*atendimento mais eficiente em caso de falta de algum item em qualquer unidade de negócios;
*apresenta uma melhor gestão dos estoques, com uma maior eficiência no controle.

Vantagens da descentralização das compras:

*as compras são feitas com maior rapidez;
*a proximidade dos negócios cria maior afinidade entre os profissionais de compras e os solicitantes;
*oferece uma maiorautonomia e responsabilidade ao administrador local.
O objetivo principal do profissional de compras é procurar entender todas as necessidades de cada usuário, buscando as melhores alternativas para atendê-los, é claro que isso deve acontecer seguindo as normas impostas pela empresa.

O departamento de compras é um órgão de assessoramento aos demais departamentos de uma empresa, que devem se vistoscomo clientes .

Os departamentos de compras também sofreram algumas modificações, principalmente na abrangência de suas atribuições. A principal modificação que o mercado pode identificar é a eliminação de barreiras para compras no mercado interno e compras internacionais. Historicamente, essas compras eram feitas de forma isolada por áreas independentes.
Essa fusão de atividades passou aexigir uma maior competência do profissional, como o conhecimento de outros idiomas, o conhecimento de câmbio, entender como se processam transportes internacionais, como funcionam e agem os órgãos oficiais fiscalizadores ( Receita Federal, controle fitossanitário ).
Outra prática salutar é o estabelecimento de rodízio entre os compradores, para que todos tenham uma visão global dos processos que aempresa realiza, ora realizando compras administrativas, ora no departamento operacional específico. Isso possibilitará um contínuo desenvolvimento profissional.
Existem várias razões para isso ocorrer, entre elas, a motivação para os profissionais estagnados na carreira, a quebra de vínculos, tanto internos como externos. Isso servirá também para reduzir dificuldades com substituições eventuaispor motivos de férias e faltas, e ainda, para romper os paradigmas tradicionais , visando sempre à melhoria contínua dos processos e dos profissionais.

CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS E FLUXOS DE COMPRAS

Para simplificar a análise dos processos de compras, devem ser observados alguns critérios, como o agrupamento de itens, utilizando parâmetros de semelhança para agrupar o material.
Para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS E GESTÃO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: COMO FORTALECER UMA...
  • Legislação apliacad a contrato de compras e as contratações em organizações publicas e privada automotivo
  • Trabalho Contratações
  • CONTRATACOES PÚBLICAS
  • Santos Contratações
  • compras
  • COMPRAS
  • Compras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!