Compostos organicos

Páginas: 8 (1801 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2014
Introdução
Assim, para entender o estudo desses compostos e como ele se organiza, precisa primeiro entender como se deu o nascimento e a evolução da Química Orgânica, como o carbono realiza as suas ligações, que tipo de ligações ele faz, como o carbono pode ser classificado dentro de uma molécula orgânica, as formas de representação dessas moléculas, como as cadeias carbônicas podem serclassificadas, as propriedades físicas e químicas desses compostos e outros temas relacionados.
Por isso, todos esses assuntos foram separados e colocados neste trabalho. Espero que os artigos alistados aqui o auxiliem a compreender o objetivo dessa área de estudo e que possam oferecer um bom aporte para se aprofundar nessa maravilhosa ciência tão importante para nossas vidas. O trabalho tem como temas:composto orgânico, álcoois e fenóis.



Compostos Orgânicos
Os compostos orgânicos são aqueles formados pelo elemento carbono. Eles estão presentes em compostos naturais vegetais e animais e também em compostos sintéticos.
No final do século XVIII, os químicos começaram a se dedicar ao estudo das substâncias presentes nos organismos vivos, com o objetivo de isolá-las e, então, poderidentifica-las. Dentro de pouco tempo, eles já notaram que as substâncias obtidas a partir de organismos vivos apresentavam características diferentes daquelas obtidas a partir dos minerais, como os compostos orgânicos.
Através desses estudos, ainda no fim do século XVIII, o químico Carl Wilhelm Scheele conseguiu isolar o ácido lático do leite, a ureia da urina, o ácido cítrico do limão, o ácidotartárico da uva, entre outras substâncias.
Com base nessas descobertas, no ano de 1770, o químico sueco Torbern Bergman definiu que os compostos orgânicos eram aqueles que poderia ser obtidos a partir de organismos vivos, enquanto os compostos inorgânicos eram as substâncias originadas da matéria não viva. Nesse mesmo período, o químico Antonie Laurent Lavoisier conseguiu estudar muitos desses compostosorgânicos e verificou quetodos continham o elemento carbono.
Já no início do século XIX, Jöns Jakob Berzelius propôs que somente os seres vivos eram capazes de produzir os compostos orgânicos, ou seja, que tais substâncias jamais poderiam ser obtidas artificialmente (sintetizadas). Essa ideia ficou conhecida, então, como a teoria da força vital.
Porém, no ano de 1828, ou químico FriedrichWöhler conseguiu obter a ureia, um composto orgânico presente na urina dos animais, a partir do cianeto de amônio, uma substância mineral, através da seguinte reação:

Depois da síntese de Wöhler, vários outros compostos orgânicos foram sintetizados e, então, os cientistas passaram a crer que qualquer substância química poderia ser obtida de forma artificial. Assim, a teoria da força vital caiu porterra definitivamente, e os compostos orgânicos passaram a ser definidos como os compostos do elemento carbono.
No entanto, sabemos que existem alguns compostos inorgânicos que também apresentam carbono em sua composição, como, por exemplo, o diamante, o grafite, os carbonatos e o monóxido de carbono. Baseando-se nisso, chegamos à atual definição de composto orgânico:
Compostos orgânicos são oscompostos do elemento carbono com propriedades características.
Além do carbono, os principais elementos que compõem a grande maioria das substâncias orgânicas são: hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), enxofre (S) e halogênios (Cl, Br e I). O conjunto dos átomos de carbono com esses elementos dá origem a estruturas bastante estáveis, que recebem o nome de cadeias carbônicas. Essas cadeiasformam o “esqueleto” das moléculas de todos os compostos orgânicos. 

Características gerais dos compostos orgânicos
Pontos de fusão e de ebulição – nos compostos orgânicos, os pontos de fusão e de ebulição, em geral, são mais baixos do que nas substâncias inorgânicas. Isso ocorre porque as ligações entre as moléculas dos compostos orgânicos são mais fracas, o que faz com que elas se rompam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Compostos Orgânicos
  • Compostos Orgânicos
  • Compostos Orgânicos
  • Composto orgânicos
  • compostos organicos
  • Compostos organicos
  • COMPOSTOS ORGÂNICOS
  • Compostos Orgânicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!