COMPOSTOS ORGÂNICOS

Páginas: 9 (2144 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2014
Introdução:


Neste trabalho o meu objetivo é falar da Importância dos compostos orgânicos na Sociedade. Milhares de substâncias químicas, que contêm carbono, são usadas em laboratórios e na indústria.
Hoje se conhecem mais de três milhões de compostos, uns encontram-se na natureza, mas muitos são sintetizados pelo Homem.
É extraordinária a importância da tecnologia química na sociedade: éa química dos corantes e dos produtos farmacêuticos, do papel e da tinta de escrever, das tintas, vernizes e plásticos, da gasolina e da borracha, dos produtos com que nos alimentamos e do nosso vestuário, e é fundamental para a Biologia e para a Medicina.
O carbono é também é um elemento essencial á vida, entra na constituição de todos os seres vivos.
Os compostos orgânicos integram diversosmateriais, tais como combustíveis, polímeros, pesticidas, herbicidas, fertilizantes, detergentes, aditivos alimentares, cosméticos, perfumes e medicamentos.




Anfetaminas:
O que é?
Anfetaminas são drogas sintéticas que estimulam a atividade do sistema nervoso central. Edellano, em 1887, foi quem primeiro obteve essa substância em laboratório, que só foi utilizada em larga escala durante aSegunda Guerra Mundial para manter os soldados acordados e mais ativos no esforço de guerra. Ficou evidente também que as anfetaminas, que se mostraram eficazes para deixá-los mais atentos e confiantes, diminuíam a sensação de fome e fadiga.
O Brasil é o maior consumidor mundial de anfetaminas, dado que preocupa as autoridades de saúde pública. Para cada mil habitantes, são consumidos novecomprimidos de anfetamina por dia, uma droga que produz tolerância e traz prejuízos indiscutíveis à saúde.
Como agem as anfetaminas no cérebro?

As anfetaminas e seus derivados exercem determinadas ações químicas sobre o cérebro que provocam excitação, insônia e falta de apetite. As alterações que promovem nos neurotransmissores chamados dopamina e serotonina tornam os indivíduos mais alerta, maisatentos e também conferem grande sensação de bem-estar. Sob o efeito dessas drogas, efeito que se mantém por algum tempo, eles acham que conseguem tudo, podem tudo, tornam-se mais falantes e apresentam aparente melhora do desempenho intelectual.

Quanto tempo dura a ação das anfetaminas?

Dependendo da droga, sua ação pode durar oito, dez ou até doze horas. Passado o efeito, porém, o indivíduo sesente deprimido, angustiado, como se estivesse descarregado, o que provoca a necessidade de consumir de novo um ou mais comprimidos.





Por quanto tempo as anfetaminas podem ser usadas?
Caso se chegue à conclusão de que não há alternativa de tratamento, o tempo de uso das anfetaminas deve ser muito breve. Em alguns países, não pode ultrapassar dois ou três meses. Volto a insistir no queacontece no Brasil. Se pudermos oferecer outras possibilidades de tratamento para a obesidade, o tempo de uso deve ser nenhum.

Quais são os efeitos colaterais do uso contínuo das anfetaminas?
Em geral, as pessoas ficam deprimidas, tristes, irritadas, muito ansiosas, com ataques de pânico e reação suicida. Algumas chegam a desenvolver quadros psicóticos ou paranoides graves. Muitas experimentamperdas importantes tanto profissionais quanto de relacionamento pessoal e precisam aumentar o uso da droga para manter algum nível de funcionamento.







Cafeína:
O que é?
A cafeína é uma substância encontrada em certas plantas e usada para o consumo em bebidas, tanto na forma de infusão, como em refrigerantes e bebidas energéticas. Ela é também encontrada em alimentos como ochocolate, guaraná, cola chá-mate e no cacau. O efeito mais conhecido da cafeína é o de ser um estimulante. De fato, esta substância possui a propriedade de atuar no sistema nervoso central aumentando o estado de alerta. O mecanismo de ação parece estar ligado ao estímulo da produção de dopamina que é um neurotransmissor responsável pela ativação de áreas do cérebro relacionadas à atenção.
A cafeína é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Compostos Orgânicos
  • Compostos Orgânicos
  • Compostos Orgânicos
  • Composto orgânicos
  • Compostos organicos
  • compostos organicos
  • Compostos organicos
  • Compostos Orgânicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!