Compostos orgânicos contaminantes

Páginas: 5 (1018 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
 Muitos compostos orgânicos são tóxicos, considerando seu impacto no meio ambiente, nos seres humanos e em animais. Podemos afirmar que um dos fatores de maior importância, no que tange a contaminação, são as atividades humanas que geram lixo, seja ele orgânico ou mesmo lixos contaminantes ao meio ambiente.
Nos últimos séculos, aumentaram as taxas de produção de refugos e dodesequilíbrio do ecossistema devido ao aumento da população e do alto consumo de bens materiais. A grande produção de lixo é a consequência de desequilíbrio ambiental e também do ser humano.
O despejo de refugos pelas indústrias e o uso desordenado de agrotóxicos nas lavouras, acarretam contaminação desenfreada por muitos compostos tóxicos.
Ao ser analisado, os lodos deesgotos e compostos de lixo orgânico produzidos nas grandes metrópoles, acusam imensas quantidades de substâncias tóxicas como os emulsificantes de agentes de limpeza, tensoativos, resinas e tantos outros.
Podemos destacar o mercúrio como um agente altamente contaminante, também encontrado entre os refugos.
A contaminação do meio ambiente por mercúrio se dá de diversas formas e,uma delas é a queima de combustíveis e processamento de petróleo.
Estima-se que até 2050, serão lançados na atmosfera, certa de 8 mil toneladas de mercúrio, com acumulo de 2 a 3 mil toneladas no meio ambiente. A China é o país com índices mais alto deste metal na atmosfera, ficando o Brasil em sétimo lugar neste ranking.
Uma das formas de contaminação do meio ambiente pelomercúrio é através das chuvas, que atingem o solo e a vegetação.
O mercúrio orgânico (Hg) é o mais letal dos mercúrios e, pode estar presente em peixes através da contaminação de rios por metilmercúrio, por lâmpadas fluorescentes que contaminam o meio ambiente após seu descarte, é também utilizado em diferentes processos industriais como a industrialização do cloro e da soda, nafabricação de aparelhos elétricos, fungicidas, inseticidas, pigmentos, papel, instrumentos de medição e, também usado na agricultura como desinfetante de sementes e principalmente na extração de ouro como processo de amalgamação.
Como agente contaminante, o mercúrio devido à sua solubilidade lipídica, permite que atravesse a membrana plasmática, facilitando a absorção pela pele em até 100%.A contaminação pelo mercúrio causa várias doenças com sintomas comuns como irritabilidade, insônia, anorexia, diaforese, fotofobia, erupções cutâneas, danos ao sistema nervoso. Crianças nascidas de mães contaminadas com MeHg (metilmercúrio) apresentam anormalidades e paralisia cerebral. Os pulmões e rins podem ser atingidos por inalação de vapores e partículas ingeridas através darespiração.
No Japão, entre 1920 e 1960 uma fábrica de compostos orgânicos que usou mercúrio metálico em reações químicas, lançou o metilmercúrio e o óxido de mercúrio na Baia de Minamata que resultou na contaminação de moluscos e peixes e intoxicou moradores da região que os consumiram, causando também, mortes.
O metilmercúrio, segundo a Agência Internacional de Pesquisas em Câncer,classifica-o como possível carcinógeno.
Para intoxicações crônicas pelo mercúrio, são utilizados antidepressivos, tranquilizantes e analgésicos paliativos com efeito neurológico.
O Brasil não produz mercúrio e, sua importação se dá na totalidade de seu consumo.
Além do mercúrio, temos outros compostos orgânicos contaminantes e tão preocupantes quanto ele.Podemos também abordar a questão dos pesticidas como o DDT na agricultura e na pecuária que por um lado eliminou, desde a década de 50, em vários países, a malária, a dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos até meados do ano de 2000 (embora sendo proibido em vários países muito antes disso) foi banido por ser responsável pelo aumento da mortalidade de pássaros e causador de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Compostos Organicos
  • Compostos Orgânicos
  • Compostos Orgânicos
  • Compostos Orgânicos
  • Composto orgânicos
  • Compostos organicos
  • compostos organicos
  • Compostos organicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!