COMPOSTOS DE COORDENA O E A ESPECTROSCOPIA

2725 palavras 11 páginas
RESUMO:

Realizou se em laboratório analise espectroscópicos, que são como ensaio de chama, embora com maior complexibilidade e tecnologia, possibilitando observar experimentalmente a relação descrita no disco de cores, ou seja, relação do comprimento de onda de absorbância com o comprimento de onda de transmitância, tendo como a base as soluções dos seguintes íons metálicos: Zn2+, Fe2+, Fe3+, Co2+, Cu2+ e Ni2+, e ainda observou-se a subjetividade de formação de complexos com os seguintes ligantes: Cl-, SCN-, EDTA e NH3.

INTRODUÇÃO:

Estudo da natureza do íon metálico:

Espectros Atômicos e Níveis de Energia:
Fortes evidências da validade da mecânica quântica vieram de sua capacidade de explicar os espectros atômicos. Quando uma corrente elétrica passa através de uma amostra de gás hidrogênio em baixa pressão, a amostra emite luz. A corrente elétrica, que é semelhante a uma tempestade de elétrons, quebra as moléculas de H2 e excita os átomos de hidrogênio livres a energias mais altas. Esses átomos excitados descarregam rapidamente o excesso de energia através da emissão de radiação eletromagnética. Em seguida, eles se recombinam para formar moléculas de H2.
Quando a luz branca atravessa um prisma (Fig. 1), obtém-se um espectro contínuo de luz. Quando, porém a luz emitida pelos átomos de hidrogênio excitados passa pelo prisma, verifica-se que a radiação tem certo número de componentes de linhas espectrais. A linha mais intensa é vermelha (em 656 nm) (Tabela 1) e é possível observar que os átomos excitados do gás brilham com esta cor (ATKINS, Peter; JONES, Loretta. 2006, p. 128).

Fig. 1 – Luz branca atravessando um prisma.
Tabela. 1 - Cor, Frequência e Comprimento de Onda da Radiação Eletromagnética:
TIPO DE RADIAÇÃO
FREQUÊNCIA (1014 Hz)
COMPRIMENTO DE ONDA (nm, 2 fs)*
Energia por fóton (10-19 J)
Raios X e raios Y
≥ 103
≤ 3
≥ 103
Ultravioleta
8,6
350
5,7
Luz visível

Violeta
7,1
420
4,7

Relacionados