compostos de coordenaçao- inorganica II

Páginas: 8 (1797 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2013

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL






















Curso:Química Industrial

Disciplina:Compostos de Coordenação

Professora:Mariângela

Data de entrega:04.09.2013

Aluna:Carmem Gitana Knevitz Trisch


Isomeria geométrica e óptica em compostos de coordenação
Isomeria em complexos de número de coordenação quatro:
Complexos tetracordenados possuem duasestruturas geométricas principais: o tetraédro e o quadrado planar.As espécies que apresentam a geometria quadrado-planar (Ex. [PtCl4]2-), [Ni(CN)4]2-) são característicos dos íons de metais de transição com configurações d8 ou s¹d7. Este tipo de geometria pode apresentar isomeria geométrica cis-trans, conforme figura abaixo:



As espécies que apresentam a geometria tetraédica sãocaracterísticas dos complexos dos metais representativos ou dos metais de transição com configuração eletrônica diferentes de d8 ou s¹d7. Em um complexo tetraédrico, os quatro ligantes ocupam os vértices de um tetraedro regular, portanto, todas as posições são equivalentes, não existindo assim os isômeros geométricos. Complexos com geometria tetraédricapodem apresentar isomeria óptica de forma semelhante aos compostos orgânicos. Logo, a forma mais simples de apresentar este comportamento é possuir os quatro ligantes diferentes entre si. Todavia, em alguns destes complexos a dificuldade de separação é tão grande que se considera que alguns não são opticamente ativos, pois interconvertem, formando mistura racêmica. Um exemplo de compostotetraédrico que possui isomeria óptica são os enantiômeros do bis(benzoilacetonato) de berílio. Os compostos quadrados planares raramente mostram tal isomeria. O plano formado pelos quatro átomos ligantes e o íon metálico central geralmente é um plano especular que impede a possibilidade de assimetria óptica. Um exemplo decomposto quadrado planar que possui isomeria óptica é o (mesobendiamina)(isobutilediamina)paládio(II). Na hibridização tetragonal, formam-se quatro orbitais hibridizados sp3.
Isomeria em complexos de número de coordenação seis:
A coordenação octaédrica é a mais comum e permite diversos tipos de estereoisomerismo. Supondo-se que os seis vértices deum octaedro são equivalentes:
1. Apenas uma estrutura é possível para complexos dos tipos MA6 e MA5B, não possuindo isômeros geométricos.
2. Para o MA4B2, contudo, as estruturas cis e trans podem existir. No isômero cis os dois ligantes B ocupam os vértices adjacentes do octaedro e no trans estão nos vértices opostos, conforme a figura abaixo:



3. Para os complexos do tipo MA3B3, doisisômeros geométricos são possíveis e são denominados facial (fac) e isômero meridional (mer). As faces, que dão nome ao isômero geométrico fac, estão representadas em I e II na figura abaixo:



Na geometria octaédrica, diferentes arranjos de ligantes podem dar origem a isômeros ópticos. Um exemplo simples é o [Mn(acac)3], onde três ligantes bidentados acetilacetonatos (acac) levam à existência deenantiômeros. Uma forma de ver os isômeros ópticos que se originam nos complexos desta natureza é tomar-se a vista de cima do eixo ternário e ver o arranjo dos ligantes como uma hélice ou como a rosca de parafuso. A quiralidade também pode existir em complexos de fórmula [MA2B2C2] quando os ligantes de cada par estão em posição cis-. Na verdade, são conhecidos muitos exemplos de isomeria ópticapara complexos octaédricos tanto com ligantes monodentados quanto polidentados. E assim devemos sempre estar atentos a possibilidade de isomeria óptica. Na hibridização octaédrica, formam-se seis orbitais hibridizados sp3d2.
Compostos de Coordenação
NÚMERO DE COORDENAÇÃO DOIS:

É relativamente raro e ocorre principalmente com íons +1 do Cu, Ag, e Au, e com o Hg2+. A geometria é linear,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Preparação de um Composto de Coordenação de Cobre (II)
  • Compostos de coordenação
  • Compostos de coordenação
  • Compostos de coordenação
  • Compostos de coordenação
  • compostos de coordenação
  • Compostos de coordenação
  • Compostos coordenação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!