compostagem

Páginas: 34 (8374 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1 - COMPOSTAGEM

É um conjunto de processos destinado a possibilitar a transformação de resíduos orgânicos crus (restos de alimentos, restos da poda de árvores e gramados, esterco animal, etc.) em um fertilizante e condicionador de solos - geralmente designado como "composto orgânico" - de grande utilidade para uso agrícola, florestal e paisagístico. Essa transformação se faz de forma natural,pela ação digestiva de microorganismos existentes no meio ambiente em geral e que se alimentam desses resíduos. Entretanto, é fundamental que o processo seja controlado artificialmente, por pessoas treinadas e qualificadas para isto, de modo a assegurar condições adequadas para a sobrevivência e proliferação desses microorganismos, em presença de ar; a reduzir ao menor tempo possível (cerca de90 a 120 dias, em nossas condições médias) o completo processo de transformação dos resíduos crus em composto orgânico estabilizado; e a assegurar a qualidade do produto final, possibilitando seu uso, inclusive, na produção de hortaliças, sem contaminá-las e colocar em risco a saúde de seus consumidores.






2 - O que é exatamente o composto?

Dito de maneira científica, o composto é oresultado da degradação biológica da matéria orgânica, em presença de oxigênio do ar, sob condições controladas pelo homem. Os produtos do processo de decomposição são: gás carbônico, calor, água e a matéria orgânica "compostada".

O composto possui nutrientes minerais tais como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre que são assimilados em maior quantidade pelas raízes alémde ferro, zinco, cobre, manganês, boro e outros que são absorvidos em quantidades menores e, por isto, denominados de micronutrientes. Quanto mais diversificados os materiais com os quais o composto é feito, maior será a variedade de nutrientes que poderá suprir. Os nutrientes do composto, ao contrário do que ocorre com os adubos sintéticos, são liberados lentamente, realizando a tão desejada"adubação de disponibilidade controlada". Em outras, palavras, fornecer composto às plantas é permitir que elas retirem os nutrientes de que precisam de acordo com as suas necessidades ao longo de um tempo maior do que teriam para aproveitar um adubo sintético e altamente solúvel, que é arrastado pelas águas das chuvas.

Outra importante contribuição do composto é que ele melhora a "saúde" do solo.A matéria orgânica compostada se liga às partículas (areia, limo e argila), formando pequenos grânulos que ajudam na retenção e drenagem da água e melhoram a aeração. Além disso, a presença de matéria orgânica no solo aumenta o número de minhocas, insetos e microorganismos desejáveis, o que reduz a incidência de doenças de plantas.

Na agricultura agro ecológica a compostagem tem comoobjetivo transformar a matéria vegetal muito fibrosa como palhada de cereais, capim já "passado", sabugo de milho, cascas de café e arroz, em dois tipos de composto: um para ser incorporado nos primeiros centímetros de solo e outro para ser lançado sobre o solo, como uma cobertura. Esta cobertura se chama "mulche" e influencia positivamente as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. Dentroos benefícios proporcionados pela existência dessa cobertura morta no solo, destacam-se :
 Estímulo ao desenvolvimento das raízes das plantas, que se tornam mais capazes de absorver água e nutrientes do solo.
 Aumento da capacidade de infiltração de água, reduzindo a erosão.
 Mantém estáveis a temperatura e os níveis de acidez do solo (pH).
 Dificulta ou impede a germinação de sementes deplantas invasoras (daninhas).
 Ativa a vida do solo, favorecendo a reprodução de microorganismos benéficos às culturas agrícolas.

A compostagem cria as condições ideais para os processos de decomposição que acontece na natureza. Ela requer o seguinte material:

 Resíduos orgânicos: jornais, folhas, grama, restos de cozinha (frutas, vegetais), materiais de madeira.
 terra: fonte de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Compostagem
  • Compostagem
  • Compostagem
  • Compostagem
  • Compostagem
  • Compostagem
  • compostagem
  • Compostagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!