COMPOSTAGEM

Páginas: 5 (1172 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL















COMPOSTAGEM












Pelotas
2013
















COMPOSTAGEM









Trabalho apresentado ao Curso tecnólogo em gestão ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ecologia Aplicada e Gestão da Biodiversidade.
Profressores:.LucianaTrigueiro.






Pelotas
2013

















Sumário

PALAVRAS-CHAVE..................................................................................................................................4
INTRUDUÇÃO............................................................................................................................................5
CONSIDERAÇÕESFINAIS......................................................................................................................12
REFERENCIAS..........................................................................................................................................12









RESUMO


Este trabalho tem por finalidade mostrar os benefícios da compostagem para a agricultura.Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas.

A compostagem é realizada com o uso dos próprios microorganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração eumidade.
A compostagem, usada principalmente na zona rural, é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos. O lixo orgânico, muitas vezes, é descartado em lixões, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente. Além disso, o acúmulo de resíduos orgânicos a céu aberto favorece o desenvolvimento de bactérias, vermes e fungos que causam doenças nos seres humanos. Além disso,favorece o desenvolvimento de insetos, ratos e outros animais que podem transmitir doenças aos homens.

Com a compostagem, além de se evitar a poluição e gerar renda, faz com que a matéria orgânica volte a ser usada de forma útil.

PALAVRAS-CHAVE:
*COMPOSTAGEM;
*USO DE RESÍDUOS SÓLIDOS;
*COMPOSTOS ORGÂNICOS.

INTRODUÇÃO:
A compostagem é definida como um processo aeróbico controlado,desenvolvido por uma população diversificada de microrganismos, efetuada em duas fases distintas: a primeira (degradação ativa), quando ocorrem as reações bioquímicas de oxigenação mais intensas predominantes termofílicas, e a segunda, ou fase de maturação, quando ocorre o processo de humificação.

FUNDAMENTOS E MÉTODOS:
Fases do processo:


FUNDAMENTOS E MÉTODOS:
Fatores que afetam oprocesso:

Aeração -Evita altos valores de temperatura, aumenta velocidade de oxidação da matéria orgânica , diminui a emanação de odores, previne a formação de chorume além de ser mecanismo de controle de mosca.
Temperatura – É o fator mais indicativo do equilíbrio biológico.
Umidade -A presença de água é imprescindível para as necessidades fisiológicas dos organismos;
Relação C/N-Acima de 40/1 falta nitrogênio que ocasiona a diminuição da velocidade de decomposição;Abaixo de 25/1 excesso de nitrogênio volatilização da amônia.
FUNDAMENTOS E MÉTODOS
Fatores que afetam o processo
Carbono– Fonte energética e material básico para construção de células bacterianas.
Nitrogênio - Fonte de proteínas, ácidos nucleicos, aminoácidos crescimento e funcionamentocelular.
Tamanho das leiras -Não poderão exceder 3 metros de altura;
Tamanho da partícula -Quanto mais fragmentado for o material, maior a área superficial sujeita ao ataque microbiano.

QUALIDADE DO COMPOSTO
Qualidade vista pela legislação:
Matéria Orgânica Total...............mínimo 1% - Tolerado 3,6%
Nitrogênio Total.........................mínimo 1% - Tolerado 0,9%...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Compostagem
  • Compostagem
  • Compostagem
  • Compostagem
  • Compostagem
  • Compostagem
  • compostagem
  • Compostagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!