Compostagem e microrganismos patogênicos

Páginas: 46 (11464 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2012
REVISÃO DE LITERATURA




INTRODUÇÃO


O Brasil ocupa posição de destaque na produção animal mundial. O país já é o primeiro exportador de carne de frango e de bovinos, o quarto em carne suína e apresenta crescimentos importantes na exportação de ovos e leite.
Estudos de organizações internacionais como a FAO, OECD e o Banco Mundial atestam que está ocorrendo no mundo a“Revolução da Produção Animal”, caracterizada pela migração das produções para os países em desenvolvimento. Neste processo, o Brasil tem um importante papel, já que ocupa a posição de maior produtor de proteína animal do mundo nos próximos anos. O que faz o país ter essa posição é a sua disponibilidade de mão de obra, terras aptas a agricultura e abundância de recursos naturais, notadamente água.Essa “Revolução” já apresenta benefícios sociais e econômicos para o País. Estima-se que a cadeia de aves de corte gere cerca de 2.000 milhões de empregos formais e a de suínos 1.000 milhão. O agronegócio como um todo, segundo a CNA (Confederação Nacional da Agricultura), é responsável por 35% dos empregos do país o que representa aproximadamente 12% da população economicamente ativa.Estudos atestam que a produção brasileira do agronegócio é maior do que a demanda de consumo interno. A participação brasileira nas exportações do agronegócio passou de US$ 60 bilhões, em 2002, para US$ 160 bilhões, no ano passado. O Brasil ocupa a terceira posição mundial em volume de exportação e tem pretensões de crescer muito mais diante da demanda mundial. Atualmente, as cadeias produtivas demaior expressão no País são a bovinocultura de corte, suinocultura e avicultura de corte. Nas regiões brasileiras onde essas se concentram, verificam-se conflitos ambientais pelo uso dos recursos naturais devido aos impactos que essas produções estão causando. O desenvolvimento das produções animais traz benefícios sociais e econômicos e esses devem ser conciliados com a conservação da quantidade equalidade dos recursos naturais.
O conflito entre pecuária e meio ambiente não será mitigado sem o conhecimento técnico e científico, capaz de propor tecnologias e inovações para os problemas e subsidiar políticas públicas que tenham o desenvolvimento sustentável da pecuária como foco.
Dentro dessa realidade de aumento estrondoso da produção animal, temos conseqüentemente o incrementodo toda a cadeia produtiva ligada ao setor de que vai desde o manejo dos rebanhos até o abate e processamento de carnes, leite, ovos etc.
Toda essa cadeia gera resíduos específicos, que são ricos em matéria orgânica e macro e micronutrientes que podem e devem ser reciclados e devolvidos aos solos na forma de insumos agrícolas orgânicos.
Atualmente o alto custo dos fertilizantesartificiais transformou materiais como o lodo de esgoto, lixo urbano, resíduos industriais e, obviamente, resíduos de origem animal e vegetal, antes considerados tão somente resíduos, em uma mercadoria valiosa, cuja reutilização competente e responsável traz benefícios incomensuráveis para a efetiva preservação do meio ambiente, uma vez que alivia a pressão sobre os aterros e cria uma alternativa dedisposição ecologicamente correta e sustentável.
A destinação alternativa desses resíduos orgânicos propiciou o surgimento de um novo mercado de insumos agrícolas que gerou novos empregos constituindo-se em um importante ramo do agronegócio. Das 20 milhões toneladas anuais de fertilizantes produzidos no Brasil, cerca de 8,0% são de natureza orgânica. Porém, o uso dessas matérias primas deveser feito de forma bem cautelosa para que os produtos feitos a partir delas não se torne um veiculo de transmissão de doenças para os homens e animais.
Os resíduos de origem animal contêm muitos microorganismos como bactéria, vírus, e protozoários. Alguns destes microorganismos não causam doenças em animais ou humanos. Outros, porém são patogênicos, portanto causam doenças em animais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microrganismos Patogênicos
  • Microrganismos patogênicos e saúde pública
  • Microrganismo patogênicos de importância em alimentos
  • Biossegurança: Microrganismos patogênicos: incubação e medidas de prevenção.
  • Patogênico
  • Microrganismos
  • Microrganismos
  • microrganismos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!