COMPOSTAGEM E EVAPORAÇÃO DE DEJETOS LÍQUIDOS DE SUÍNOS E SEUS BENÉFICOS À PEQUENOS CRIADORES

2544 palavras 11 páginas
COMPOSTAGEM E EVAPORAÇÃO DE DEJETOS
LÍQUIDOS DE SUÍNOS E SEUS BENÉFICOS À
PEQUENOS CRIADORES
GRAZIELE PELLEGRINI1
NILVA MICHELON2
RESUMO
O estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso e tem como objetivos verificar se a compostagem e evaporação de dejetos líquidos de suínos traz benéficos à pequenos criadores, identificar quais as vantagens deste tipo de investimento, compreender os benefícios da compostagem. A atividade suinícola é uma grande fonte poluidora de mananciais e lençóis de água, solo, ar e meio ambiente. Considerando-se a preocupação com a sustentabilidade identificouse que um dos métodos menos poluidores é o da compostagem de dejetos líquidos de suínos através da utilização de serragem ou cama de aviário, o dejeto líquido passa pelo processo de compostagem e no final resulta em um composto sólido e orgânico, podendo ser espalhado na natureza e tendo como efeitos vegetação de boa qualidade, porte avantajado e livre de agrotóxicos.
Palavras Chave: Dejeto suíno. Meio Ambiente. Compostagem. Evaporação.
INTRODUÇÃO
Até os anos 70 os dejetos de suínos, por exemplo, não caracterizavam uma ameaça ao meio ambiente, sendo que a suinocultura intensiva ocorria em pequena escala em nosso país. Mas com o passar dos anos com o desenvolvimento da suinocultura industrial, houve um aumento expressivo dos dejetos dos suínos que pela falta de tratamento adequado se tornaram um dos mais importantes fatores de poluição dos recursos hídricos das regiões produtoras. (LOVATTO, 1996, p.01)
Visando a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, inicia-se a proposta de compostagem e evaporação de dejetos líquidos de suínos que tem
1

Pós-Graduanda no Curso de Especialização em Gestão do Desenvolvimento Sustentável com
Ênfase em Licenças Ambientais pela Faculdade Jangada. - E-mail: grazi_pellegrini@hotmail.com
2
Professora Especialista em Administração e Orientação Educacional, Tecnologias da Informação e

Relacionados