Compostagem seca: definições e estudo de caso de poços de caldas

Páginas: 13 (3040 palavras) Publicado: 24 de janeiro de 2013
COMPOSTAGEM SECA: DEFINIÇÕES E ESTUDO DE CASO DE POÇOS DE CALDAS

POÇOS DE CALDAS
2010


COMPOSTAGEM SECA: DEFINIÇÕES E ESTUDO DE CASO DE POÇOS DE CALDAS

Trabalho de Conclusão do Curso “Técnico em Meio Ambiente”, ministrado pelo Centro Tecnológico de Poços de Caldas, sob a Coordenação da Professora Maraísa Rodrigues Bruno.

POÇOS DE CALDAS
2010
SUMÁRIO

1. Introdução 4
2.Definições e arcabouço legal 5
3.1. Composto Orgânico 5
3.2. Compostagem 5
3.3. Vantagens e Desvantagens 8
3.4. Histórico da Compostagem 8
3.5. Arcabouço Legal 9
3. O caso de Poços de Caldas 12
4. Considerações Finais 14
5. Referências Bibliográficas 15

ÍNDICE DE TABELAS E IMAGENS

Tabela 1. Tipos de Compostagem 7
Foto 01. Máquinaem Funcionamento (Foto própria) 12
Foto 02. Funcionário ao lado do composto (Foto própria) 12
Foto 03. Composto, jardim e Fonte das Rosas (Foto própria) 13















1. Introdução

O presente projeto tem como propósito fazer uma breve análise do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Poços de Caldas após a aquisição de uma máquina trituradora,utilizada para triturar galhos de podas realizadas na cidade.
O material é utilizado para adubar jardins da cidade após período de descanso do material. Poços de Caldas é uma cidade que se destaca pela beleza e exuberância de seus jardins centrais, tendo gastos significativos para mantê-los. Como será mostrado a seguir, o material orgânico utilizado em certos locais é Produto da compostagemrealizada em espaço próprio da Prefeitura, diminuindo gastos com insumos e estimulando uma forma sustentável de adubação dos solos.























1.
2. Definições e arcabouço legal

Ao iniciarmos o estudo sobre compostagem, encontramos alguns termos que merecem atenção de nossa parte, como: composto orgânico, resíduos compostáveis ea compostagem em si, com suas vantagens e desvantagens, além de seu histórico que inclui sua breve citação legal em nosso país.

2.1. Composto Orgânico

O composto orgânico é resultado da degradação biológica da matéria orgânica em presença de oxigênio do ar. O composto orgânico constitui um material umidificado, com odor de terra, facilmente manuseado e estocado, que contribui paraa fertilidade do solo. (KIEHL, 1985).
De forma mais simplificada, pode ser entendido como o produto final de resíduos vegetais e animais na presença do ar (www.adaptasertao.net).
O composto possui diferentes macro e micronutrientes que assimilados pelas plantas em maior ou menor quantidade melhoram a saúde do solo. O fator mais importante do composto é a matéria orgânica, responsável pelafertilidade dos solos e fonte de energia para os micro-organismos presentes no mesmo. Contribui para melhorar as propriedades físicas do solo, como agregação e porosidade, que melhora a aeração do solo, permitindo maior desenvolvimento de minhocas e outros micro-organismos desejáveis, aumenta também a capacidade de retenção da água, reduzindo a erosão. Apresentam nutrientes que podem ser utilizadospelas plantas como nitrogênio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, enxofre e micro-organismos.
A presença de matéria orgânica possibilita ainda a neutralização de algumas toxinas e diminui a absorção de metais pesados prejudiciais às plantas, impede ainda que o solo sofra mudanças bruscas de acidez ou alcalinidade.

2.2. Compostagem

De acordo com Apostila de Compostagem (USP,2009), a compostagem pode ser definida como a “decomposição aeróbica acelerada controlada dos substratos orgânicos em condições que permitam a ação de microorganismos. O resultado desse processo é um produto final suficientemente estabilizado que pode ser considerado com um enriquecedor do solo, podendo ser aplicado para melhorar as suas características sem que haja uma contaminação do meio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo hidrogeológico da região de poços de caldas/mg
  • Poços de Caldas
  • Viabilidade de um hotel em poços de caldas
  • Atrativos turisticos poços de caldas
  • Caderno SSMA Pocos De Caldas
  • Estrutura administrativa de poços de caldas
  • Cartilha Poços de Caldas
  • monotrilho Poços de Caldas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!