Compostagem no municípío de ji-paraná-ro

Páginas: 7 (1741 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
[pic]

Sistema de Ensino Presencial Conectado
GESTAO AMBIENTAL








COMPOSTAGEM no municípío de JI-PARANÁ-ro



























Ji-paraná
2011



NOME DO AUTOR:










COMPOSTAGEM no municípío de JI-PARANÁ-ro












Trabalho apresentado à disciplina inter-disciplina da Universidade Norte do Paraná - UNOPARJi-paraná
2011
SUMÁRIO




INTRODUÇÃO 5


DESENVOLVIMENTO 6
Aspectos positivos da compostagem 8
Aspectos negativos da compostagem 8
Legislação de Resíduos Sólidos 8


CONCLUSÃO 10


REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO



Nos últimos anos tem-se verificado um aumento acentuado da produção de resíduos sólidos. Como consequência dessefenômeno, o tratamento e destino final dos resíduos sólidos tornou-se um processo de grande importância nas políticas sociais e ambientais dos países mais desenvolvidos No Brasil, em geral, o lixo orgânico – matéria não reciclável - representa mais da metade do total coletado. Na Amazônia, este fenômeno assume graves proporções, dada a proliferação de “lixões” a céu aberto, muitos deles, próximos dascidades e/ou poluindo os cursos d’água. A compostagem é uma ótima alternativa para o tratamento dos resíduos orgânicos, principalmente em países tropicais, pois é a forma mais eficaz de se conseguir uma biodegradação controlada dos resíduos orgânicos.
Na cidade de Ji-paraná/RO são produzidas 72 toneladas de lixo por dia (Folha de Rondônia, 2010), desse total de lixo urbano, estima-se que 50,62%sejam formados por resíduos sólidos orgânicos. Os resíduos orgânicos, que é uma fração dos resíduos sólidos urbanos (RSU), são caracterizados como importantes agentes causadores de degradação do ambiente urbano/natural e constituem-se como meios para o desenvolvimento e proliferação de vetores que transmitem doenças infecciosas.

DESENVOLVIMENTO





De acordo com dados do IBGE (2008), 50,8%dos resíduos sólidos são depositados em vazadouros a céu aberto (lixões), 27,7% em aterros sanitários e 22,5% em aterros controlados. O volume da produção de lixo varia de acordo com sua procedência, e com a própria natureza das atividades econômicas na área onde é gerado.
No município de Ji-Paraná são coletados em média de 70 a 72 toneladas de lixo diariamente, cada ji-paranaense gera umamédia de 700 gramas de lixo, segundo dados da Marquise, empresa que coleta o lixo no município. Conforme reportagem do Jornal folha de Rondônia do dia 08/06/2010 o gerente da empresa, Celso Periotto, confirmou que a média nacional é de um quilo por habitante. “Ji-Paraná está dentro da média da região Norte que é de 700 gramas por pessoa. Mas, a quantidade de lixos coletados sobe principalmente emépocas de poda de árvores e produção de mangas, quando chegamos a coletar 80 toneladas”. Disse ainda que 25 famílias fazem a separação dos materiais recicláveis no lixão. Para ajudá-las de forma segura, o ideal seria as pessoas adquirirem o hábito de separarem em casa os materiais em diferentes sacolas. Misturar os materiais recicláveis com o lixo prejudica o reaproveitamento. “Além de aproveitar maisos materiais, a atitude evitaria os riscos de exposição dessas pessoas à contaminação do lixo. Essas famílias ficam revirando o lixo assim que o caminhão faz o despejo”, explicou Celso.
Segundo Teixeira (2009): A compostagem é um processo, no qual, ocorre a decomposição aeróbia (com presença obrigatória do oxigênio) e termofílica (onde o calor produzido é retido o suficiente para elevar atemperatura acima dos 50oC) dos resíduos orgânicos provocado por populações microbiológicas oriundas do solo, devendo ser corretamente manejada para alcançar resultados satisfatórios. O resultado final deste processo é um substrato de alto valor químico-físico-biológico que pode ser utilizado como fertilizante orgânico para os mais diversos fins, como jardinagem, cultivo de plantas medicinais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE JI PARANÁ RO
  • Turismo em Ji-parana RO
  • o TFD no municipio de Ji Parana
  • artigo consumo de aguá consciente bairro JK ji-paraná ro
  • Aspectos e impactos ambientais de marmoraria em área rural e urbana de ji-paraná-ro
  • Saneamento conseqüências da falta do aterro sanitário na cidade de ji-paraná / ro
  • Boas práticas de leitura de professoras alfanetizadoras no município de Ji-Paraná
  • Destinação final dos resíduos sólidos de serviço de saúde no município de ji-paraná

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!