Composi O De Um Estampo

433 palavras 2 páginas
Composição de um estampo
Espiga: é uma peça geralmente cilíndrica, de aço 1020 a 1030, que, introduzida e presa no alojamento do cabeçote da prensa, sustenta o conjunto superior.
Placa superior: é uma placa de aço ao carbono 1020 a 1030, que tem por finalidade fixar a espiga e unir, por meio de parafusos, a placa de choque e a placa porta-punção.
Placa de choque: é uma placa de aço 1060 a 1070, temperada e retificada, que tem a função de receber choques produzidos pelas cabeças dos punções no momento em que eles furam ou cortam a chapa, evitando sua penetração na placa superior. A espessura da placa de choque varia conforme o material a ser cortado.
Placa porta-punções: é uma placa de aço 1020 a 1030 situada logo abaixo da placa de choque ou da placa superior. É fixada por parafusos e tem como função sustentar punções, cortadores e cunhas.
Punção: é uma peça de aço indeformável, temperado e revenido, que faz o corte quando é introduzido nas cavidades da placa-matriz, dando forma ao produto. O punção pode ser classificado em simples, quando sua forma não apresenta dificuldade de construção. É classificado como punção com peças postiças quando apresenta partes frágeis que serão submetidas a grandes esforços.
Faca de avanço: é uma punção cuja largura eqüivale ao passo da matriz. Deve ser usada em estampos de precisão para obter maior rapidez no trabalho. As facas podem ser simples ou duplas.

Conjunto inferior
Placa-guia: é uma placa de aço 1020 a 1030, que tem a função de guiar os punções e pilotos centradores nas cavidades cortantes da matriz. A espessura da guia varia conforme o tamanho do estampo, o curso e a função dos punções.
Guias laterais: são duas peças de aço 1040 a 1060, colocadas na lateral da placa-matriz. Podem ser temperadas e revenidas. Sua função é guiar a tira de material a ser cortado.
Placa-matriz: é uma placa de aço indeformável, temperada, revenida e retificada, com cavidades que têm a mesma secção dos punções. Tem a função de reproduzir

Relacionados

  • tecnologia mecanica
    13312 palavras | 54 páginas