Composição Química

Páginas: 5 (1127 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
SODIUM LAURYL SULFATE

O lauril sulfato de sódio (LSS), sodium laureth sulfate (SLES) ou sodium lauryl sulfate (SLS), é um produto químico utilizado em diversos cosméticos e produtos de higiene pessoal como xampus, removedores de maquiagem, géis, sais de banho, banhos de espuma, pasta de dentes etc. Tem propriedade detergente, pois apresenta ação emulsificante e, por isso, remove a gordura e oóleo do chão, do cabelo, da pele etc.

Pode ser denominado como sodium dodecyl polyoxyethylene sulfate, ou sodium lauryl ether sulfate, sodium lauryl ethoxysulfate e sodium polyoxyethylene klauryl sulfate.

Não há evidências científicas de que o lauril sulfato de sódio cause câncer.
Segundo o National Cancer Institute dos Estados Unidos, o lauril sulfato de sódio causa irritação nos olhos,pele e mucosas, mas isto depende da concentração a que as pessoas se expõem tendo efeito irritante semelhante à ação de qualquer outro detergente e não estando associado ao câncer.

No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou um parecer, com referências científicas, sobre a veracidade da informação de "carcinogenicidade" da substância.

O risco para um indivíduodesenvolver câncer está relacionado a diversos fatores e relaciona-se com o estilo de vida de cada pessoa. Por isso, a melhor medida preventiva é conhecer os fatores de risco e mudar os hábitos, a fim de melhorar a qualidade de vida.
A sua fórmula química é CH3(CH2)10CH2(OCH2CH2)nOSO3Na.

STEARIC ACID
O ácido esteárico é o ácido graxo saturado com 18 carbonos, de fórmula química CH3(CH2)16COOH.Sodium Stearate
Estearato de sódio é o sal de sódio de ácido esteárico. É um pó fino, branco. Ele é usado em sabonetes, maquiagem, desodorantes e em cabelo e da pele cuidados produtos.
Estearato de sódio estabiliza emulsões, o que significa que os impede de se separar para os componentes do óleo e à base de água.
Acontece produtos opacos e engrossa eles.
Em xampus e outros produtos deformação de espuma, estearato de sódio ajuda a criar luxuosa espuma, de espessura.
Cria uma espuma branca cremosa.

Sodium Oleate
Molecular Formula: C18H33NaO2
Aparência
 SÓLIDO ; CASTANHO CLARO ; ODOR LEVE DE SEBO ; AFUNDA E MISTURA LENTAMENTE COM ÁGUA.
Sodium palmitate
Molecular Formula: C16H31NaO2

Sodium linoleate
Molecular Formula: C18H31NaO2

Sodium myristate
MolecularFormula: C14H27NaO2

Sodium isethionate
O isetionato é o principal componente do sabonete Dove, fabricado pela Unilever. Segundo a Oxiteno, trata-se de um composto orgânico com ótimas propriedades detergentes e dispersantes (promove a separação de partículas sólidas muito finas), e excelente compatibilidade com a pele humana, o que explica sua presença no sabonete. O isetionato de sódio é obtido da reaçãoentre o óxido de eteno e outro produto químico, o metabissulfito de sódio.
Lauric acid
Ácido láurico, é um ácido gordo saturado (br: ácido graxo) com fórmula estrutural CH3(CH2)10COOH. É o ácido principal do óleo de coco e do óleo da semente de palma (não confundir com oléo de palma). Atua como antiinflamatório e crê-se que possua propriedades antimicrobianas e estimule o sistema imunológico. Étambém encontrado no leite humano (5.8% da gordura total), no leite de vaca (2.2%) e leite de cabra (4.5%). Trata-se de um sólido, branco, pulvurulento, com odor ligeiro a sabão.
Sodium stearate
Estearato de sódio é o sal de sódio de ácido esteárico. Este sólido branco é o sabão mais comum. É encontrada em muitos tipos de desodorizantes sólidas, borrachas, tintas de látex, e tintas. Ele também[1] é um componente de alguns aditivos e aromas alimentares. Característica de sabões, estearato de sódio tem ambas as partes hidrofílicas e hidrofóbicas, o carboxilato e a cadeia de hidrocarbonetos longa, respectivamente. Estes dois componentes quimicamente diferentes induzir a formação de micelas, que apresentam as cabeças hidrofílicas para fora e seus hidrofóbicos (hidrocarbonetos) caudas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • composição quimica
  • Composição química
  • composição quimica
  • Composição quimica
  • Composição química
  • Composição Química
  • COMPOSICAO QUIMICA DAS CELULAS
  • composiçao quimica da celula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!