Composição química das sacolas plásticas

Páginas: 6 (1417 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
Composição química das sacolas plásticas

Objetivos:
Entender como são formadas as sacolas plásticas;
Discutir o que são materiais biodegradáveis e sua utilização;
Experimentar a produção de um polímero natural.

Conteúdo:
Polímeros

Tempo estimado:
Duas aulas

Introdução
As sacolas plásticas utilizadas pelos consumidores e reutilizadas para a adição e descarte de lixo doméstico têmsido motivo de grandes discussões em todo o planeta. Afinal, de que são feitas? Porque demoram tanto tempo para se degradar?
Sacolas plásticas na mira
Calcula-se que 14 bilhões de sacolinhas sejam distribuídas nos estabelecimentos comerciais do país a cada ano - para então serem descartadas pelos fregueses e se transformarem em um dos mais danosos elementos da poluição ambiental.
Restringir ouso de sacolas plásticas tem impacto significativo no ambiente?
Sim, pois atualmente não há uso consciente nem descarte adequado desse tipo de embalagem. Embora fabricadas com material reciclável, estima-se que oito em cada dez sacolas plásticas sejam usadas como saco de lixo e, assim, tenham como destino os aterros sanitários. "Estimular o uso de embalagens duráveis é a principal vantagemdessas medidas, pois uma sociedade sustentável não pode se desenvolver com base em produtos descartáveis", diz Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. Em Belo Horizonte, depois que a lei que restringe o uso das sacolas plásticas entrou em vigor, em abril deste ano, 75% dos consumidores passaram a levar ao supermercado suas próprias sacolas reutilizáveis.

Desenvolvimento1ª aula
Exposição teórica sobre a composição química das sacolas plásticas. Discussão do texto com os alunos. Solicitar aos estudantes que pesquisem na internet o tipo de material usado nas sacolinhas de supermercado, o tempo que elas levam para se degradar quando em contato com o meio ambiente e quais os materiais alternativos para substituí-las. Conclusão com eles que as sacolas plásticaspodem ser feitas de polietileno de baixa densidade, polietileno de alta densidade e, em alguns casos, de polipropileno. Explique que todos esses materiais são polímeros não biodegradáveis - isto é, que não se decompõem facilmente no meio ambiente.

Explanação sobre o que são materiais biodegradáveis e oxibiodegradáveis:
São aqueles que irão se decompor no meio ambiente pois sua estrutura químicaé rompida por microorganismos que se alimentam dela. Explique que tais materiais vêm ganhando espaço no mercado porque poluem menos o solo, o ar e a água. Os materiais biodegradáveis geralmente são feitos com polímeros naturais - extraídos de plantas como milho, banana, batata e cana de açúcar - e, no término da sua decomposição, resultam em substâncias menos tóxicas.

Oxibiodegradável
O que é?Feito de derivados do petróleo, esse plástico leva em sua composição um aditivo químico que teria a função de acelerar a degradação da embalagem. O aditivo serve apenas para fragmentar a molécula plástica, mas não evita que o processo deixe resíduos. Dispersas, as micropartículas podem contaminar o solo, as lavouras e os lençóis freáticos.

O que são polímeros?
São compostos orgânicos decadeia carbônica longa, ou seja com alto peso molecular, chamados de macromoléculas. Demonstração em quadro branco da fórmula química do etileno CH2=CH2, substância obtida com base no petróleo.
Explicação do que acontece quando ela sofre a quebra da dupla ligação. Os monômeros começam a se ligar um ao outro formando o polietileno, (CH2-CH2)n. Isso, porém, só ocorre em condições adequadas detemperatura, a 200 graus Célcius e a alta pressão. Esse polímero é muito utilizado na fabricação dos materiais "plásticos" e leva em média 300 anos para se decompor. Uma alternativa que atualmente vem sendo utilizada na fabricação dele é a adição de um aditivo, composto químico a base de metais como cobalto, níquel, ferro e manganês.
Esses elementos ajudam no processo de oxidação do polietileno...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sacolas plasticas
  • Sacolas plasticas
  • Sacolas Plásticas
  • Sacolas Plastica
  • Sacolas plasticas
  • sacolas plasticas
  • Sacolas plasticas
  • Sacolas plasticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!