Composição mineral de sucos concentrados de frutas brasileiras

Páginas: 10 (2468 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Composição mineral de sucos concentrados de frutas brasileiras


RESUMO
Informações sobre a composição de alimentos nacionais são escassas. Sucos concentrados de frutas são amplamente utilizados por famílias brasileiras. No presente trabalho foi determinado oito elementos minerais (K, Na, Ca, Mg, Fe, Zn, Cu, Mn) com importância nutricional em sucos concentrados comerciais de frutas nacionais,abacaxi (3 marcas), acerola (2 marcas), caju (5 marcas), goiaba (3 marcas), manga (2 marcas), maracujá (5 marcas) e pitanga (1 marca) por espectrometria de absorção atômica com atomização em chama. A contribuição nutricional dos sucos para a dieta de crianças após a diluição recomendada pelo fabricante e considerando a ingestão diária de um copo de 300mL é elevada quanto a potássio para todos ossucos examinados (170 – 930% da ingestão diária recomendada, RDA). Os sucos de abacaxi e acerola podem fornecer 6 e 12% da RDA de ferro, respectivamente. O manganês aparece em abacaxi, manga, goiaba e acerola com 38, 14, 8 e 7% do RDA, respectivamente. Magnésio varia entre um máximo de 9% do RDA em abacaxi e 2% em maracujá e caju. Zinco e cobre variaram entre menos de 1 – 2% do RDA em sucos decaju e pitanga, a 2 – 6% nos outros sucos. Para adultos as contribuições são proporcionalmente menores, porém em nada desprezíveis.
Palavras-chave: frutas nacionais; sucos de fruta; composição mineral; minerais essenciais; potássio; ferro.
1 – INTRODUÇÃO
Os elementos minerais reconhecidos como essenciais são comumente divididos entre macroelementos (cálcio, fósforo, potássio, sódio, cloro,magnésio, enxofre) e microelementos (ferro, cobre, cobalto, manganês, zinco, iodo, flúor, molibdênio, selênio, cromo, silício), de acordo com as quantidades maiores ou menores em que são encontrados no organismo humano. A importância de sua inclusão na dieta tem sido amplamente discutida em textos sobre nutrição [10].
Sucos concentrados de frutas nacionais, embalados em garrafas de vidro oude plástico, são populares com famílias brasileiras e seu armazenamento é conveniente por não requerer refrigeração antes da sua utilização. Este tipo de embalagem possibilita seu transporte e comercialização em todo o território nacional. Os sucos de frutas, bebidas lácteas e refrigerantes são consumidos por crianças e adultos. Informação nutricional torna-se necessária para que as famílias sejamorientadas e possam melhor balancear suas dietas com relação à ingestão de bebidas.
Informações sobre a composição de alimentos nacionais são em geral escassas. Sucos de uva produzidos no Estado do Rio Grande do Sul foram extensivamente analisados (53 amostras) e os teores dos elementos minerais mais importantes (K, Na, Ca, Mg, Fe, Zn, Cu, Mn, Li e P) determinados [9]. Os elementosminerais (K, Na, Ca, Mg, Fe, Zn, Cu, Mn e P) foram também determinados em sucos de frutas diversos (abacaxi, acerola, caju, goiaba, manga, maracujá e uva) provenientes de um único fabricante [6]. No exterior poucos estudos da composição de sucos de frutas tropicais comerciais têm sido efetuados [1, 5].
O presente trabalho visou determinar oito elementos minerais essenciais (K, Na, Ca, Mg, Fe, Zn,Cu, Mn) em sucos concentrados comerciais de frutas nacionais, de várias marcas disponíveis no mercado, de maneira a fornecer informação sobre sua composição.
 
2 – MATERIAIS E MÉTODOS

2.1 – Amostras
Sucos concentrados de frutas, de marcas diversas e embalados em garrafas de vidro, foram adquiridos em lojas e supermercados da região de Campinas, S.P. Os sucos foram conservados àtemperatura ambiente até análise. Foram analisados sucos de abacaxi (3 marcas), cajú (5 marcas), goiaba (3 marcas), manga (2 marcas), maracujá (5 marcas) e pitanga (1 marca). Os sucos comerciais de frutas nacionais eram provenientes de 7 fabricantes e todas as marcas eram de circulação nacional.
2.2 – Determinação da densidade dos sucos
As amostras de sucos foram analisadas por picnometria para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação crítica da legislação brasileira sobre sucos de frutas
  • Suco de fruta
  • Importação de Suco de Laranja Concentrado
  • industria de suco concentrado de laranja
  • Frutas Brasileiras
  • industria do suco concentrado de laranja
  • Esterilização para sucos de frutas
  • Pectinase na indústria de sucos de frutas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!