Composição Gravimétrica de Resíduos Sólidos

Páginas: 7 (1612 palavras) Publicado: 9 de maio de 2014




RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
Composição Gravimétrica de Resíduos Sólidos


Relatório de aula prática apresentado à disciplina de Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos, do Curso Superior de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina.
Professora Tatiane Cristina Dal Bosco


LONDRINA – PR
2012
AULA PRÁTICA: Composição Gravimétricade Resíduos Sólidos

1. CARACTERIZAÇÃO DA AULA PRÁTICA
Data:
02 de dezembro de 2012
Local:
UTFPR – Câmpus Londrina e domicílios.
Objetivo:
1. Caracterizar os resíduos sólidos recicláveis gerados na UTFPR – Campus Londrina, quanto à sua composição gravimétrica, peso específico, e estimativa de geração per capita.
2. Caracterizar os resíduos sólidos recicláveis gerados nos domicílios, quantoà sua composição gravimétrica, peso específico, e estimativa de geração per capita.

2. JUSTIFICATIVA

A geração de resíduo é inevitável, pode-se afirmar ainda que a quantidade gerada seja irracional, pois isto é a conseqüência do modelo da sociedade atual, em decorrência do aumento de consumo e conseqüentemente de resíduos.
Devido ao aumento considerável da disposição inadequada dosresíduos sólidos, mais atenção vêm sendo dada a este assunto e mais estudos relacionados à gestão de resíduos estão sendo realizados.
A caracterização dos resíduos sólidos é de extrema importância pelo fato de se conhecer os resíduos que determinada população gera, podendo assim, identificar características de cada região, por ser uma ferramenta essencial na construção de um plano de gerenciamento deresíduos sólidos, além de trazer benefícios para as cidades no que diz ao melhor aproveitamento através de reciclagens e reutilização.
Como uma forma de minimizar os efeitos causados pelos resíduos, devemos dar a estes, tratamento, ou destinação adequada, mas, para isto, é necessário conhecer características dos resíduos, a fim de encontrar a alternativa tecnológica mais adequada no que se refere àdisposição final.

3. METODOLOGIA

3.1. Resíduos Sólidos Recicláveis da UTFPR – Campus Londrina.

Primeiramente, foram selecionados os resíduos sólidos recicláveis gerados na universidade. Para a caracterização destes resíduos foi utilizada a técnica do quarteamento com o objetivo de reduzir a amostra original. É importante que a amostra esteja a mais homogeneizada possível.
Após ahomogeneização, os resíduos foram amontoados num espaço, gerando uma amostra.
Iniciou-se então, o quarteamento, onde os resíduos são divididos em quatro partes aparentemente iguais. Como a amostra era pequena, esta foi quarteada apenas uma vez, ou seja, 50% dos resíduos foram separados da amostra original para posterior análise.
Foram selecionadas duas partes opostas em diagonal, descartando as outrasduas partes restantes. Formando assim, o monte que foi estudado com volume bem menor que o volume original. Para um melhor entendimento, à seguir, encontra-se uma figura representando a técnica do quarteamento.


Figura 01: Esquema representativo da técnica do quarteamento.
Os sacos da amostra final foram pesados, juntamente com os papelões. Após a pesagem total, estes sacos foram abertos e osresíduos recicláveis separados manualmente em diferentes categorias, sendo elas, papel, plástico e rejeitos. Após isso foi realizada a pesagem dos resíduos separados.
O balde foi pesado separadamente, sem resíduos, para saber a massa apenas do recipiente. A seguir, o balde, de volume conhecido, passou a ser pesado cheio de resíduos, para conhecermos o peso específico de cada subtipo derecicláveis.
Os dados foram tabelados para posterior análise, enquanto os resíduos foram descartados.

3.2. Resíduos Sólidos Recicláveis domiciliar.

Para a caracterização dos resíduos recicláveis domiciliares, estes foram acumulados no período de uma semana, foram pesados e após isso, separados por categorias. Primeiramente o balde foi pesado vazio, para saber apenas a massa do recipiente. Em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise da composição Gravimétrica dos Resíduos Sólidos
  • Composição gravimétrica de resíduos sólidos domésticos
  • Composição gravimétrica resíduos domiciliares
  • ANALISE GRAVIMETRICA DOS RESIDUOS SOLIDOS
  • COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ESTUDO DE CASO – MUNICÍPIO DE CANELA – RS.
  • COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE FRAIBURGO
  • Residuos solidos
  • Residuos sólidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!