Composição específica da Ictiofauna capturada na ilha de Inhaca- Província de Maputo

Páginas: 12 (2761 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013

Introdução
Os oceanos ocupam cerca de 71% da superfície do planeta terra, constituindo deste modo uma das principais fontes de extracção de recursos com grande valor sócio-económico e para a sobrevivência do próprio homem (Muinga, 1998).

De acordo com (Lalli e Parsons, 1997; Ré, 2005), citado por Ventura (2009), dizem que a circulação das massas de água influenciam na distribuição daspropriedades físicas, químicas e biológicas na coluna água produzindo deste modo regiões geográficas com diferentes produtividade biológica.

Moçambique localiza-se na costa oriental de África, entre as Latitudes 10°20’ S e 26°50’ S, apresentando uma linha de costa com uma extensão de cerca de 2.770 km de comprimento (DNAP, 2006). Segundo (Hoguane, 2007) a costa é governada por uma enormediversidade de habitats e biodiversidade, incluindo as pescarias, fauna e flora costeira que suportam a subsistência em cerca da metade da população moçambicana residente zonas costeiras.

Segundo (Krantz et al, 1989, citado por Mabote 1997), o sector pesqueiro no país ocupa uma posição proeminente na economia moçambicana tanto em ganhos monetários como em produção de alimento, fazendo com que aactividade pesqueira seja largamente praticada em toda costa marítima.

E de acordo com Mondlane (2009), a distribuição dos recursos pesqueiros compreende desde o Banco de Sofala, na região centro do país, na Baía do Maputo, na região sul, e em Pemba e Lago Niassa, na região norte.

Uma das características fundamentais de qualquer comunidade biológica é o seu grau de organização, que se traduzpor uma certa distribuição das abundâncias específicas ou espectro de frequências relativas das várias espécies presentes, coexistindo no mesmo território (Martins et al. 2005).

Algumas espécies respondem as variações sazonais da disponiblidade de alimentos conforme os autores acima referenciados, estas variações incidem na variablidade da produção pesqueira de um ano para o outro e de lugarpara lugar.

Neste contexto, a ilha de Inhaca é caracterizada por apresentar significativamente ecossistemas de ervas marinhas e conforme Pereira e Gomes (2009), os peixes, em geral exibem uma grande diversidade morflogica e de ciclos de vida, de acordo com os habitats que ocupam.

O estudo da ictiofauna na Ilha da Inhaca reveste-se por uma fundamental importância, isto porque, a ilha é umaregião faunistica de muito interesse do ponto de vista naturalista e peixe constitui basicamente a fonte de alimentação da população local. (Macnae e kalk, 1996 e kelk 1995)

O presente trabalho faz uma abordagem sobre avaliação das capturas e a composição específica da Ictiofauna na ilha de Inhaca, onde no decorrer do trabalho são desenvolvidos alguns subcapítulos que sustentam para amaterialização do presente estudo.


Hipóteses

Ho – A média das capturas no período de madrugada é maior que as medias de capturas no período de tarde

H1 - A média das capturas no período de madrugada não é maior que as medias de capturas no período de tarde
1.2 Objectivos
Geral:

Avaliar as capturas e a composição específica da Ictiofauna na Ilha de Inhaca, Província de Maputo.Específicos:

Determinar a diversidade específica da região
Determinar a composição específica da Ictiofauna em função dos dois períodos,
Tarde e Madrugada
Determinar as espécies mais abundantes.
Determinar o peso total das capturas diárias


2. Metodologia
Para a realização do presente trabalho foram colhidas amostrais da ictiofauna, na ilha de inhaca no mês de Novembro de 2006,durante 3 dias em diferentes períodos do dia (madrugada e tarde). Para capturas usou-se a arte de arrasto de comprimento de 4.64m e largura de 1.32m, a uma velocidade de 1.50m/s², com tamanho de malha de 20mm.




Área de Estudo
A Ilha de Inhaca localiza-se nas (latitudes 26ºS e 33ºE de longitude) a sul é banhado pelo oceano indico, a leste é limitada pela cidade de Maputo a 32 km....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Provincia do pará
  • Causas de exclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Educação Física, estudo realizado em 3 escolas...
  • Causas de exclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Educação Física, estudo realizado em 3 escolas da província de...
  • Papel do Psicólogo Educacional na Promoção da Educação Sexual (Estudo de caso nas EPC’s de Chicunguluíne e da Palmeira, no...
  • Contributo das Autarquias Municipais no Contexto do Desenvolvimento Socioeconómico Local na Província de...
  • Composição e diversidade da ictiofauna em riachos do Cerrado, bacia do ribeirão Ouvidor, alto rio Paraná, Goiás,...
  • Especificas
  • Especifica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!