Composição de Alimentos - Vitamina

Páginas: 19 (4600 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Introdução

Nosso conhecimento das vitaminas e de seu papel no organismo aumentou muito nas últimas décadas. Agora sabemos, ainda mais, que as vitaminas são imprescindíveis à vida. Preparando com as nossas próprias mãos o alimento que vamos consumir, podemos garantir a saúde, superar as indisposições e prevenir doenças e alguns efeitos degenerativos do envelhecimento.
Apalavra Vitamina foi criada no princípio do século por Casimir Funk, um Bioquímico polonês, que achava que este nutriente era uma "amina da vida". As aminas são compostos formados pela substituição de um ou mais átomos de hidrogênio na molécula da amônia (NH³) por radicais orgânicos. A palavra inglesa original "Vitamine" foi posteriormente modificada para "Vitamin", quando se reconheceu que nem todas asvitaminas eram aminas. Em português não houve modificação semelhante.
As vitaminas são micronutrientes importantes no processo de metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas como por exemplo, tirar a energia do alimento, fortalecer os ossos e controlar a atividade hormonal, e não fornecem calorias. Embora as vitaminas sejam substâncias essenciais ao organismo, a maioria dos animais não consegueproduzi-las em quantidade suficiente, ou não as produz. Por esse motivo e devido á não sintetização das mesmas pelo organimos a ingestão de alimentos que as contenham é necessária. Na deficiência das vitaminas surgem as chamadas doenças da carência (avitaminose).
No ser humano, a quantidade a ser ingerida pode variar conforme idade, sexo, estado de saúde e atividade física do indivíduo esão necessárias em quantidades diminutas (miligramas ou microgramas). As doses devem ser aumentadas em gestantes e lactantes, em indivíduos em crescimento ou com saúde debilitada, e mesmo trabalhadores em funções que exijam muito esforço físico. Mas, é um engano pensar que os alimentos podem ser trocados pelas vitaminas: sem a ingestão da comida, o organismo simplesmente não consegue absorvê-las. A tomada de consciência acerca das vitaminas é relativamene recente. Até pouco tempo, a nutrição desempenhava um papel muito pequeno no tratamento convencional dos problemas de saúde. O stress da vida diária e a agressão dos poluentes sobre o nosso corpo causaram uma extraordinária variedade de problemas de saúde, o que levou à pesquisa sobre a relação entre saúde e os elementos da nutrição,em especial as vitaminas.
As vitaminas são classificadas conforme substâncias que as dissolvem. São lipossolúveis, solúveis em gorduras, as vitaminas A, D, K, armazenadas no fígado, e a vitamina E, que é distribuída para todos os tecidos de gordura no corpo. As substâncias lipossolúveis não são facilmente excretadas pelo organismo e tendem a se acumular provocando intoxicação se ingeridas emexcesso. Outro grupo é o das hidrossolúveis, ou solúveis em água, como as vitaminas C e as do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 8 e 9), que permanecem no corpo por um pequeno período de tempo antes de serem excretadas pelos rins e, por essa razão, devem ser ingeridas diariamente. A B12 também é hidrossolúvel, mas permanece armazenada no fígado.
O objetivo geral do trabalho é informar ao leitor sobreo tipo, função, curiosidades, ingestão e doenças acerca das vitaminas. Os objetivos específicos são despertar o interesse das pessoas acerca da alimentação saudável que inclui o consumo de vitaminas; alertar as pessoas sobre a falta ou excesso das vitaminas no organismo e as conseqüências dos mesmos; listar quais alimentos contem determinadas vitaminas e em que quantidade devem ser consumidos.Referencial Teórico
Como as vitaminas funcionam?
O mecanismo de ação das vitaminas, que são ativas em quantidades mínimas, passou a ser melhor compreendido após a descoberta por Theorell e Waburg, de que as vitaminas poderiam ser componentes de coenzimas. Foi a Genética Bioquímica que nos ensinou como uma necessidade vitamínica pode originar-se: em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Composição dos alimentos
  • Composição de Alimentos
  • composição de alimentos
  • Composição dos alimentos
  • Composiçao alimentos
  • Vitaminas dos alimentos
  • Vitaminas nos alimentos
  • QUESTIONÁRIO COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS ED

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!