Composição da Comissão Permanente de Concertação Social

Páginas: 2 (309 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2013
Os Parceiros Sociais, isto é Governo, Confederações Patronais e Confederações Sindicais, integram a Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS) cuja principalatribuição é a promoção do diálogo e da concertação social, com vista à celebração de acordos.

À CPCS compete ainda:

Pronunciar-se sobre as políticas de reestruturação e dedesenvolvimento socioeconómico, bem como sobre a execução das mesmas;
Propor soluções conducentes ao regular funcionamento da economia, tendo em conta, designadamente, assuas incidências no domínio socio laboral;
Apreciar regularmente a evolução da situação económica e social do país;
Apreciar os projetos de legislação respeitantes a matériasde âmbito socio laboral, designadamente de legislação de trabalho.
Em sede de CPCS os trabalhos desenvolvem-se em várias fases, nomeadamente proposta e calendarização dostemas a tratar e definição da metodologia mais adequada à sua análise com base num cronograma de trabalhos, anual ou por legislatura, aceite por todos os seus membros. Noelenco de matérias a discutir incluem-se as políticas públicas de emprego, de formação profissional, de segurança social, tributárias e da administração pública, entre outras.Há, ainda, matérias que são objeto de parecer obrigatório por parte da CPCS, como é o caso da fixação do montante anual da Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG),prevista no art. 273.º do Código de Trabalho.

No contexto da preparação de pareceres de conteúdo mais complexo por parte da CPCS, são normalmente criados grupos de trabalhotemáticos, compostos pelos Parceiros Sociais, no âmbito dos quais são analisadas, de um ponto de vista técnico e exaustivo, as questões pertinentes antes da sua apreciação final.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Concertação social
  • Comissão Permanentes de Acessibilidade
  • Composição da comissão processante
  • Neocorporativismo e concertação social
  • K Comissao Permanente CAS Pauta 20150826EXT022
  • Litigiosidade social e composição de conflitos
  • areas de preservaçao permanente e a sua função soçial
  • ANEXO K Comissao Permanente CMMC 20131211REU018 parte2923 RESULTADO 1387222750344

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!