Composição Bioquimica das Células

Páginas: 15 (3521 palavras) Publicado: 27 de março de 2014
1. INTRODUÇÃO

Uma das evidências da evolução biológica e da ancestralidade comum dos seres vivos é que todas as formas de vida possuem composição química semelhante.
Na composição química das células dos seres vivos, estudamos dois grandes grupos de substâncias: as substâncias inorgânicas e as substâncias orgânicas.
São classificadas comosubstâncias inorgânicas (a água e os sais minerais) que constituem moléculas simples e pequenas e são encontradas livres na natureza ou fazendo parte de um organismo, ou podem ser orgânicos (carboidratos, lipídios, proteínas, enzimas, ácidos nucléicos) que constituem grandes e complexas moléculas que, obrigatoriamente, possuem em sua composição o elemento químico carbono (C) e são encontradas em todosos seres vivos. 
























2. Substâncias Inorgânicas
2.1. Água
Cada molécula de água é composta de dois átomos de hidrogênio (H) ligados a um átomo de oxigênio (O). Esses átomos se dispõem formando um ângulo. Essa disposição dos átomos estabelece uma zona positiva e outra negativa na molécula, que é, portanto, polarizada. Por causa da atração entre essascargas elétricas opostas (H+ e O-), cada molécula de água tende a se unir a outras quatro, de modo que um átomo de hidrogênio de uma molécula sempre se ligue ao átomo de oxigênio de outra molécula. Essas ligações são denominadas pontes de hidrogênio.
No estado líquido, a água é formada por várias moléculas ligadas entre si por pontes de hidrogênio, de modo que elas ficam firmemente unidas. Essaforte atração é denominada coesão e determina a grande tensão superficial da água. É devido a essa propriedade que certos insetos e outros pequenos animais conseguem pousar e mesmo andar sobre a água parada, sem afundar.
Outra propriedade da água que decorre da polaridade de suas moléculas é o poder de dissolução. Esse poder é tão grande que faz com que a água seja considerada o dissolvente (ousolvente) universal. Por isso, ao entrar em contato com a água, moléculas polares de outra substância são envolvidas pelas moléculas de água e se separam. Além de dissolver moléculas polares, a água é também ótimo solvente para os sais minerais.
As principais funções da água são:
Dispersar substâncias: ela dispersa substâncias orgânicas ou inorgânicas. Todas as reações químicas da natureza biológicaocorrem em estado de solução.

Transportar substâncias: tanto de dentro pra fora como de fora pra dentro, as moléculas se difundem na água e por elas são transportadas.

Equilíbrio térmico: o excesso de calor pode ser dissipado pelo suor, ajudando na manutenção da temperatura interna de um ser homeotérmico.

Lubrificar: ajuda a diminuir o atrito entre os ossos (nas articulações), porexemplo.


2.2 Sais minerais
Os sais minerais quando em meio líquido se dissociam em íons, que são partículas carregadas eletricamente. Os seres vivos necessitam de diversos tipos de íons para o bom funcionamento do metabolismo. Para a espécie humana, por exemplo, os principais íons e algumas de suas funções são:

Ferro: faz parte da molécula de hemoglobina, pigmento vermelho do sangue que temgrande afinidade com os gases respiratórios, principalmente o oxigênio;

Zinco: participa de várias reações químicas;

Sódio: participa da regulação de equilíbrio hídrico, da transmissão dos impulsos nervosos e do relaxamento muscular;

Potássio: tem papel importante nos processos de contração muscular, da regulação da pressão sanguínea, da transmissão de impulsos nervosos e da manutenção doequilíbrio hídrico;

Cálcio: fundamental na formação e manutenção de ossos e dentes e na coagulação sanguínea; faz parte da transmissão dos impulsos nervosos;

Fósforo: participa da formação e manutenção de osso e dentes; faz parte da molécula de ácido nucléico;

Magnésio: participa na contração muscular.

3. Substâncias Orgânicas

As substâncias orgânicas presentes nas células podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • composição da célula
  • Composição das células
  • Bioquímica da célula
  • A bioquímica da célula
  • A Bioquímica da Célula
  • A Bioquimica da célula
  • Composiçao bioquimica dos carboidratos
  • COMPOSICAO QUIMICA DAS CELULAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!