Composição específica da Ictiofauna capturada na ilha de Inhaca- Província de Maputo

2761 palavras 12 páginas
Introdução
Os oceanos ocupam cerca de 71% da superfície do planeta terra, constituindo deste modo uma das principais fontes de extracção de recursos com grande valor sócio-económico e para a sobrevivência do próprio homem (Muinga, 1998).

De acordo com (Lalli e Parsons, 1997; Ré, 2005), citado por Ventura (2009), dizem que a circulação das massas de água influenciam na distribuição das propriedades físicas, químicas e biológicas na coluna água produzindo deste modo regiões geográficas com diferentes produtividade biológica.

Moçambique localiza-se na costa oriental de África, entre as Latitudes 10°20’ S e 26°50’ S, apresentando uma linha de costa com uma extensão de cerca de 2.770 km de comprimento (DNAP, 2006). Segundo (Hoguane, 2007) a costa é governada por uma enorme diversidade de habitats e biodiversidade, incluindo as pescarias, fauna e flora costeira que suportam a subsistência em cerca da metade da população moçambicana residente zonas costeiras.

Segundo (Krantz et al, 1989, citado por Mabote 1997), o sector pesqueiro no país ocupa uma posição proeminente na economia moçambicana tanto em ganhos monetários como em produção de alimento, fazendo com que a actividade pesqueira seja largamente praticada em toda costa marítima.

E de acordo com Mondlane (2009), a distribuição dos recursos pesqueiros compreende desde o Banco de Sofala, na região centro do país, na Baía do Maputo, na região sul, e em Pemba e Lago Niassa, na região norte.

Uma das características fundamentais de qualquer comunidade biológica é o seu grau de organização, que se traduz por uma certa distribuição das abundâncias específicas ou espectro de frequências relativas das várias espécies presentes, coexistindo no mesmo território (Martins et al. 2005).

Algumas espécies respondem as variações sazonais da disponiblidade de alimentos conforme os autores acima referenciados, estas variações incidem na variablidade da produção pesqueira de um ano para o outro e de lugar para

Relacionados