comportaminto organizacional

2107 palavras 9 páginas
O comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a influência mútua entre as pessoas e a organização, cujo objetivo é explicar, prever e controlar o comportamento.

Para maior entendimento, vamos decompor o comportamento em três situações:

√ Comportamento individual - refere-se às reações intrínsecas ao indivíduo e seus procedimentos no contexto organizacional.

√ Comportamento grupal - refere-se às reações dos indivíduos que compõem um grupo.

√ Comportamento organizacional: refere-se às dinâmicas das organizações e de como os indivíduos e os grupos se comportam dentro dela.
De acordo com Scaramuzza (2009, p. 3), “[...] encontramos nas organizações, um conjunto de forças que atua estruturalmente em sua natureza. São forças essenciais as quais afetam o comportamento organizacional”.
Scaramuzza (2009, p. 3, grifo do autor) classifica essas forças em quatro áreas:
Ambiente: as organizações atuam em ambientes internos ou externos; não podem existir sozinha. Portanto, fazem parte de um sistema mais amplo onde encontram-se inseridos o governo, famílias e outras organizações.
Tecnologia: a tecnologia nos fornece recursos para uso no trabalho; dessa forma, afeta a realização das atividades realizadas pelos indivíduos. A tecnologia influencia de maneira significativa as relações no trabalho (ferramentas na construção civil agilizam a construção de prédios), traz benefícios e impactos sobre os sistemas produtivos. O comportamento organizacional é aplicado, então, para equilibrar os sistemas técnicos e sociais relacionados à tecnologia.
Estrutura: a estrutura é o que define a relação formal e a utilização das pessoas em uma organização. A definição de cargos diferenciados faz que se realizem todas as atividades dentro de uma organização, prezando por um relacionamento estruturado para que o trabalho aconteça de maneira eficiente
Pessoas: são os componentes do sistema de uma organização. Pode ser um sistema constituído de

Relacionados