Comportameto organizacioal

1379 palavras 6 páginas
Introdução

O estudo do comportamento organizacional caracteriza-se por um estudo sistemático das ações e das atitudes das pessoas. Trata-se de uma área de grande importância às organizações de hoje, que requerem grandes resultados de seus subordinados. Estudar o comportamento nas organizações significa estudar as pessoas no trabalho, suas ações e atitudes numa organização. De acordo com Dubrin (2005) existem tipos de comportamento que influenciam de forma decisiva no desempenho dos funcionários e na eficácia organizacional: a produtividade, o absenteísmo, a rotatividade e a satisfação. A produtividade e a satisfação agem de forma positiva, enquanto a rotatividade e o absenteísmo agem de forma negativa nos resultados da organização. Essa diversidade de comportamento no ambiente de trabalho exige dos gestores uma postura investigativa e o desenvolvimento de habilidades para tomada de decisões nesse contexto,,,.
.
Objeto de estudo Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. Faz-se necessário a compreensão da estrutura, grupos e indivíduos enquanto organização e de como o comportamento destes afeta o desempenho das empresas e consequentemente o desempenho organizacional Considerando o exposto é que surgiu o seguinte objeto de estudo: contribuição da Psicologia Social no campo do comportamento organizacional.

Problemática

Diversidade comportamental presente nas organizações vem forçando o administrador a desenvolver as habilidades interpessoais relacionadas à comunicação, motivação, liderança, dentre outras que possibilitem uma melhoria no setor produtivo uma vez que indivíduos insatisfeitos interferem substancialmente neste setor. Partindo desse enfoque surge o seguinte questionamento: De que forma a psicologia social pode contribui para os gestores lidarem com a diversidade comportamental presente nas organizações?

Relacionados