comportamentos sexuais

Páginas: 6 (1445 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
1. INTRODUÇÃO
O comportamento atual dos jovens, que parece obedecer a um tipo de cultura voltada para o culto ao corpo e à sexualidade, sugerindo uma busca inusitada e direta do gozo a qualquer preço, escandaliza e intriga os pais e os educadores. Com base nesse plano de aula e na matéria publicada pela VEJA, analise com seus alunos o comportamento deles e o uso de roupas e adereçosextravagantes, fortemente erotizadas, muito semelhantes aos trajes de seus ídolos.

2. COMPORTAMENTOS SEXUAIS NA FAMÍLIA E NA SOCIEDADE
O comportamento sexual humano é um conjunto complexo de atitudes e posicionamentos que variam com o passar das gerações. Atualmente, devido ao avanço das ciências em geral, especialmente com o avanço da medicina e da educação sexual nas escolas, tratada de formacientífica, sem interferências de crenças ou religiões, está sendo mais esclarecido e orientado para o controle da natalidade, controle da gravidez precoce em adolescentes, planejamento familiar consciente e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
2.1 Os comportamentos sexuais Quando o rapaz ou a rapariga atinge a puberdade sente de forma acentuada a necessidade de obter satisfação sexual esente-se fortemente atraído(a) por inúmeros estímulos sexuais, de acordo com os seus gostos e preferências pessoais. A satisfação destas necessidades expressa-se através de comportamentos sexuais.  
Quantas vezes ouviste os teus amigos e amigas falarem acerca das suas experiências sexuais e pensares “ mas eu nunca fiz isso” ou “nunca fiz dessa forma” ou, ainda, “não me lembro de ter sentido isso”-será que sou normal? 
  Pelo facto de as pessoas não vivenciarem as suas experiências sexuais da mesma forma, não significa que sejam anormais, antes pelo contrário, significa apenas que não existem duas pessoas iguais e que, portanto, também ao nível do comportamento sexual as diferenças existem. 
Importa realmente é que tentes descobrir quais os comportamentos sexuais que são mais satisfatóriospara ti e que estejas disponível para desfrutar de novas experiências.
Portanto também ao nível do comportamento sexual as diferençasexistem.O que importa realmente é que permitas a ti próprio nãoser exactamente igual a toda a gente e compreender que é semprepossível imaginar uma experiência sexual ainda mais gratificantedo que a anterior.Os comportamentos sexuais são tambémcomportamentossociais porque, quase sempre, implicamoutras pessoas.
Deste ponto de vista, os comportamentos sexuaisacabam por ser regulados, em algum grau, pela sociedade e pelacultura. Existindo comportamentos considerados mais adequados ebem aceites que outros.Para entender o comportamento sexual individual énecessário, além disso, ter em conta os processos implicadosna sequência que vai desde o estímulo sexualaté aoscomportamentos da pessoa.
Perante o mesmo estímulo cada pessoa vai processar essefacto de forma diferente devido às suas características físicas, aosseus afectos e à maneira de pensar, dando origemconsequentemente a comportamentos sexuais diferentes.Se reparares, o que para ti pode ser erótico, para outro colegateu não terá o mesmo significado. Também os afectos relacionaiscomo o desejo,atracção e enamoramento, influenciam os teuscomportamentos sexuais. Todos estes factores se misturam efazem com que os comportamentos sexuais que as pessoastêm perante determinados estímulos sejamos maisvariados possíveis.
O comportamento sexual humano difere em cada ser humano.Os valores sociais tendem a dividir em blocos determinados padrõesde conduta sexual. Entende-se como sexualidade oconjunto devariações do comportamento referentes aos desdobramentos dosestímulos sexuais em relação ao prazer e perpetuação da espécie nacaracterização da forma actos sexuais.
As principais variações docomportamento observadas são: heterossexual, homossexual, bissexual, trissexual, pansexual, transexual, transgêneros, pedofilia, programado, sadomasoquismo, naturismo, crossdresser, celibato, kama...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comportamento Sexual
  • COMPORTAMENTO SEXUAL
  • Comportamento sexual
  • Comportamento sexual compulsivo
  • O COMPORTAMENTO SEXUAL Neuro
  • comportamento sexual na familia e na sociedade
  • O Comportamento Sexual do Homem e seu Controle Social pelo Direito Penal
  • O COMPORTAMENTO SOCIETÁRIO CONTRA A VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA E A DIVERSIDADE SEXUAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!