comportamento

Páginas: 13 (3163 palavras) Publicado: 27 de abril de 2014

Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Gestão Hospitalar





Comportamento Organizacional




Vivian Cássia dos Santos






São Paulo/SP
2014
Vivian Cássia dos Santos








Comportamento Organizacional




Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Gestão Hospitalar da Universidade Anhanguera Uniderp, comorequisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.





São Paulo/SP
2014
1. Introdução

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

As Empresas necessitam ter uma cultura e estrutura organizacional, sendo conquistado através do capital humano. Nos dias atuais, as organizações incentivam as mudanças, melhorando assim o ambiente profissional.

O ComportamentoOrganizacional é um estudo dedicado ao comportamento das pessoas, destacando-se duas áreas principais: comportamento individual (personalidade, motivação, aprendizagem, e percepção) e o comportamento em grupo (normas, conflitos e formação de equipe); Um estudo que facilita conhecer o que as pessoas pensam, fazem e sente em uma organização.

O comportamento Organizacional é o estudo das ações eatitudes que as pessoas mostram em uma organização:

Estudo o comportamento (ação) e atitudes dos colaboradores em uma organização;
A produtividade (desempenho), absenteísmo (não comparecimento ao trabalho), rotatividade e cidadania organizacional;
Satisfação e motivação no trabalho.

O principal objetivo é atender as necessidades humanas, os colaboradores se sentirem incluídos, ter uma boarelação com a autoridade e terem um espaço para expressarem o que pensam; Isso colabora com o aumento da produtividade, a pessoa se sente importante e competente e acaba se dando o melhor possível, produz mais retribuindo um grupo onde está sendo valorizado.

Entender o comportamento organizacional é essencial na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois determina o trabalho doslíderes e confere a estes a possibilidade de prever, evitando assim problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.

Individual: estuda-se personalidade, estrutura emocional, valores e atitudes, aprendizagem, nível de capacitação e motivação.

Grupo: estuda-se o comportamento induzido pelo grupo, liderança, comunicação, conflitos, poder e política.

Um bom administrador sabe que osseus colaboradores trabalham com ele e não para ele, e entende que esses são os que fazem a diferença entre a melhor empresa e a pior.




O líder tem a responsabilidade de assegurar as condições necessárias para o desenvolvimento, crescimento e motivação de sua equipe.

Para entender as atitudes, as motivações e mesmo as percepções dos colaboradores é importante conhecê-los. Quando osvalores de um colaborador no espaço de trabalho são averiguados, aponta-se a importância atribuída a estes, como por exemplo, o autorrespeito, a honestidade, a confiança, a responsabilidade, a justiça e outros.

A motivação no ambiente de trabalho hoje em dia é uma questão estratégica para as organizações; As pessoas trabalham de acordo com os valores, atitudes e motivos.
Para que a organizaçãocontinue competitiva e garanta seu espaço no mercado, é necessário investir em seus colaboradores, pois é através deles que se consegue ou nção atingir seus objetivos.

Baseado na teoria das relações humanas, observa-se que as condições emocionais e de autoestima colaboram de forma essencial para a qualidade e desenvolvimento do trabalho; Onde o lado humano é analisado com atenção, valorizando asnecessidades, sugestões, idéias e a satisfação das pessoas.

O sucesso na gestão do comportamento organizacional está em observar as diferenças individuais fortalecendo a capacidade de respeitar essas diferenças e diversidade de valores. É preciso aproveitar as habilidades e competências utilizando-as da melhor forma possível, construindo um clima agradável e participativo auxiliando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comportamento
  • comportamento
  • comportamento
  • Comportamento
  • Comportamento
  • Comportamento
  • Comportamento
  • Comportamento cons

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!