Comportamento Verbal Revisão de Literatura

Páginas: 10 (2307 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
CURSO DE PSICOLOGIA






DAVI AGUIAR BOM









COMPORTAMENTO VERBAL: CONCEITO FUNDAMENTAL PARA A COMPREENSÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO









MARINGÁ
2013
DAVI AGUIAR BOM










COMPORTAMENTO VERBAL: CONCEITO FUNDAMENTAL PARA ACOMPREENSÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO













Atividade apresentada como requisito para avaliação parcial da disciplina “Iniciação à ciência e à pesquisa”, do curso de Psicologia, ministrada pela Professora Aline Frollini Lunardelli Lara.









MARINGÁ
2013
Resumo: O seguinte artigo trata do comportamento verbal na perspectiva de uma teoria filosófica da psicologiachamada Behaviorismo Radical. Toda interação entre duas ou mais pessoas que compartilham de algum tipo de verbalização, envolve algum tipo de comportamento verbal. Ele é extremamente fundamental para os seres humanos no sentido que, se não houvesse comportamento verbal, não seria possível a interação entre os indivíduos. Esse artigo busca relacioná-lo com outros temas da psicologia, que tem suaformação baseada em comportamentos verbais, como a aprendizagem, a cultura e até mesmo a consciência.
Palavras-chave: Comportamento Verbal. Behaviorismo Radical. Psicologia. Aprendizagem. Cultura. Consciência.

O comportamento verbal está presente no cotidiano de todos os seres humanos e até mesmo de outros seres vivos. Nessa categoria se encontra a fala, os gestos, os sinais, a escrita e até olatido de um cachorro pode ser um exemplo de comportamento verbal. Ele é de extrema importância para a nossa espécie pois ele está extremamente ligado ao processo de aprendizagem, é somente por ele que é possível a interação entre organismos vivos de mesma espécie(em certos casos até de espécies diferentes) e é pelo comportamento verbal que o behaviorismo explica a consciência, sem a necessidade do usode conceitos subjetivos, mentalistas e metafísicos em sua explicação.
Nos dias de hoje é praticamente impossível imaginar a vida sem o comportamento verbal, pois sem ele seria impossível a formação da sociedade como ela é ou de qualquer interação entre as pessoas. No entanto, é de extrema importância um estudo aprofundado desse comportamento tão fundamental e essencial para os seres humanos,pois pela compreensão de seu funcionamento, é possível compreender várias questões sobre a capacidade de aprendizagem, o relacionamento entre humanos, questões políticas, questões culturais, questões sobre a consciência e inúmeras outras questões que possam envolver comportamentos verbais em seu processo.

Behaviorismo Radical
O conceito de comportamento verbal apresentado nesse artigo, éfundamentado pela teoria behaviorista de Skinner, conhecida como Behaviorismo Radical. Essa teoria filosófica da psicologia tem como objeto de estudo o comportamento. Nessa perspectiva, o comportamento se trata de "um conjunto de funções que promovem a interação do organismo com o ambiente"(MACHADO, 1997, apud SKINNER, 1984). Essa teoria leva o nome de radical pois trata de todas as manifestações deum organismo como comportamentos operantes, inclusive manifestações subjetivas como pensar e sentir.
Para os behavioristas, a compreensão dos comportamentos operantes "consiste na explicitação das interações entre os eventos comportamentais e os eventos antecedentes e consequentes"(BARROS, 2003). A ferramenta utilizada para estabelecer essas interações é a análise funcional. É por ela que seestabelece a relação entre o comportamento, os eventos que o antecedem e as consequências de sua emissão na presença desses eventos para que possa ser compreendido o motivo da presença desse comportamento.
Os eventos antecedentes são estímulos discriminativos para certo comportamento, ou seja, na presença de certo estímulo há uma maior probabilidade da emissão de certo comportamento. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comportamento verbal
  • Comportamento Verbal
  • Comportamento Verbal
  • comportamento verbal
  • Comportamento verbal
  • comportamento verbal
  • comportamento verbal
  • Comportamento Verbal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!