Comportamento verbal: pessoas que falam demais

Páginas: 6 (1392 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Comportamento verbal: pessoas que falam demais
por Professor Felipe de Souza

O que explica o comportamento de uma pessoa que fala sem parar? Conheça as 4 explicações da psicologia para o comportamento verbal excessivo e o seu oposto
Olá amigos!
Existem basicamente 4 razões que explicam o comportamento verbal de pessoas que falam de mais: a cognição, a motivação, o ambiente e o corpo(cérebro). Escrevo este texto introdutório ao estudo do comportamento verbal a partir da solicitação da nossa querida leitora Raquel.
A pergunta é: como explicar o comportamento de algumas pessoas que falam demais? Que não param de falar?
Bem, o primeiro ponto que devemos entender é que, apesar do que pode parecer à princípio, não existe tanta diferença entre o comportamento verbal e o comportamentoverbal encoberto ou privado. Em outras palavras, falar e pensar são comportamentos semelhantes, a única diferença consistindo na possibilidade de ser observado por uma ou mais pessoas.
Digo apesar disso porque temos a tendência de considerar o pensamento como um algo a mais e não é incomum encontrar explicações metafísicas ou transcendentais sobre em que consiste o pensamento.
A fim de simplificarpodemos observar uma criança. Por exemplo, esses dias estava em uma viagem de ônibus e um garotinho de cerca de 6 anos estava contando para a sua mãe (em alto e bom som) sobre a diferença dos fonemas Ti e Di. Dizia ele que antes ele não sabia dizer direito o ti e o di e assim confundia todas as palavras que tinham o ti e o di. E como toda criança, ele estava fascinado com a sua descoberta.
Porisso, ele dizia e dizia de novo até que sua mãe pediu para que ele parasse de falar ti e di.
Nesta simples observação do comportamento verbal de uma criança podemos ver como o que a criança pensa e diz é praticamente a mesma coisa. Ou seja, o que ela pensa ela diz e o que ela diz ela está pensando em voz alta. Do mesmo modo quando aprende a ler, a criança lê em voz alta e só com o tempo aprende aler para si mesma, “em voz baixa”.
A partir desta perspectiva, começamos a notar que pensar e falar não são comportamentos tão diferentes. Uma pessoa que fala pouco é, com certeza, uma pessoa que pensa muito. Pensa mas não fala. E a pessoa que fala muito, pensa, enquanto fala.
Mas então o que explica a diferença de uma pessoa hiper tímida e uma pessoa tão falante que chega a incomodar os queestão perto?
Pelo que pude compreender até hoje em meus estudos das diversas áreas da psicologia, existem 4 explicações plausíveis para o comportamento verbal de pessoas que falam demais.
falar-demais
1) A cognição
Cognição aqui diz respeito à tudo o que pensamos, principalmente através de imagens e através de sons. Quando digo que uma pessoa que fala pouco, pensa muito, afirmo com total convicçãonão porque tenha me sido dado o privilégio de ver a mente das pessoas, mas sim porque podemos fazer diversos experimentos que comprovarão a dificuldade das pessoas de ficar em silêncio.
Por exemplo, se passamos um exercício simples de meditação, Yoga ou uma tarefa de concentração em um problema, logo veremos que as pessoas vão relatar que a sua mente divaga, vai para outros lugares, para opassado e para o futuro.
Se solicitarmos que a pessoa fique em silêncio, ela vai depois nos contar que é praticamente impossível ficar em silêncio – interno – por alguns minutos que seja.
Portanto, comprovamos que todas as pessoas pensam muito. Alguns estudos apontam que temos cerca de 60.000 pensamentos todos dias…
Enfim, a explicação para uma pessoa que fala demais e uma pessoa que fala de menosnão deve ser buscada na diferença de cognição. Afinal, ambas pensam também excessivamente.
Contudo, as pessoas que se dedicam a uma vida introspectiva, religiosa ou espiritual, tendem a ser mais silenciosas. Exemplo disso são os monges do Oriente e, mais perto de nós, alguns padres através dos quais notamos um tom de voz calmo e tranquilo – o que é reflexo do seu estilo de vida e de seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMPORTAMENTO – PESSOAS QUE FALAM DEMAIS
  • TRABALHO: PESSOAS QUE FALAM DEMAIS
  • Comportamento verbal
  • Comportamento Verbal
  • Comportamento Verbal
  • comportamento verbal
  • Comportamento verbal
  • comportamento verbal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!