Comportamento, Territorialidade,, Frugivoria e Dispersão de Sementes por aves

419 palavras 2 páginas
Título: Comportamento, territorialidade, Frugivoria e Dispersão de Sementes por Aves.

Introdução:
O objetivo deste trabalho é observar e pesquisar o comportamento, a territorialidade, a frugivoria e a dispersão de sementes de determinadas aves. O relacionamento entre as espécies no seu habitat; a contribuição deste relacionamento para a ave em seu habitat; e ainda prejuízos ambientais causados na interrupção dos relacionamentos entre as aves da mesma espécie, ou de espécie diferente.
Métodos e área de estudo:
Através do uso de sevas como frutas, sementes e água; relatórios diários com o auxílio de instrumentos de observação (binóculo), filmadora, câmera fotográfica, gravador, materiais de consulta (internet e livros) e dois sistemas ecológicos utilizados na área de pesquisa, que engloba o comportamento, territorialidade, frugivoria.
No assunto dispersão de sementes a metodologia difere somente no aspecto do habitat, pois a espécie que contribuiu com a pesquisa foi criada em cativeiro.
Resultados:
Discussão:
Dispersão de Sementes é uma relação ecológica entre seres vivos (planta / animal), onde pode evoluir aspectos negativos e positivos se esta relação por algum motivo não acontecer com benefícios para ambas as partes. Os motivos que causariam estes aspectos são: competição, predadores, parasitismo, ?, e ainda a degradação humana.
Conseqüências: extinção das espécies animal e vegetal e os benefícios são: o relacionamento entre planta / animal acontece mutuamente, tanto para planta com para ave.
Planta - Reprodução / Proteção / Transporte.
Animal - Alimentação / Abrigo.
As características das frutas e sementes e as características físicas das aves são muito importante para a dispersão de sementes.
Comparamos nossos resultados com o trabalho de Maria Martha Argel de Oliveira, Pós Graduação em Ecologia IB-UNICAMP, e conseguimos constatar com as pesquisas realizadas pelo grupo algumas semelhanças que se enquadram nos vários tipos de relação de

Relacionados

  • meio ambiente
    132024 palavras | 529 páginas
  • Agrofloresta, ecologia e sociedade
    126547 palavras | 507 páginas