COMPORTAMENTO SEMI-RIGIDO DE LIGACOES TRADICIONAIS DE MADEIRA

3967 palavras 16 páginas
COMPORTAMENTO SEMI-RÍGIDO DE LIGAÇÕES
TRADICIONAIS DE MADEIRA
Branco, J.M.1; Cruz, P.J.S.2; Piazza, M.3; Varum, H.4
Assistente, 2Prof. Associado com Agregação
ISISE, Universidade do Minho
Departamento de Engenharia Civil, 4800-058 Guimarães, Portugal
1

Prof. Associado com Agregação
Universidade de Trento
Departamento de Engenharia Mecânica e Estrutural, Via Mesiano 77, 38050 Trento, Itália
3

Prof. Auxiliar
Universidade de Aveiro
Departamento de Engenharia Civil, 3810-193 Aveiro, Portugal
4

SUMÁRIO
Apresentam-se os principais resultados de uma campanha experimental sobre ligações tradicionais de madeira. Através de ensaios monotónicos e cíclicos, analisaram-se ligações originais (não reforçadas) e estudaram-se três soluções típicas de reforço, nomeadamente, soluções com recurso a: braçadeira, esquadro e varões. Com base nestes resultados experimentais foi implementado e calibrado um modelo simplificado para a simulação do comportamento histerético das ligações entre elementos estruturais nas asnas tradicionais de madeira. salientar a importância do conhecimento do comportamento semi-rígido das ligações típicas em asnas tradicionais de madeira e algumas soluções possíveis para a melhoria do seu desempenho.

1- INTRODUÇÃO
Na análise estrutural das asnas de madeira é usual assumir que as ligações dos seus elementos constituintes são articuladas. Contudo, estas ligações apresentam uma rigidez não desprezável.
Esta capacidade de transmissão de momentos nas ligações pode alterar significativamente a resposta das asnas, particularmente quando sujeitas a acções não simétricas, como as induzidas por neve, vento e sismos. No caso particular da reabilitação e/ou reforço de coberturas tradicionais de madeira, a dificuldade em prever o real comportamento das suas ligações geralmente conduz a intervenções excessivamente do lado da segurança e intrusivas. O presente trabalho pretende

2 - PROGRAMA EXPERIMENTAL
A campanha de

Relacionados