Comportamento prevencionista

Páginas: 3 (619 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2011
CURSO: TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
MÓDULO:
ETAPA:
DISCIPLINAS:
ALUNAS:

O COMPORTAMENTO PREVENCIONISTA

A evolução das questões ligadas à segurança do trabalho toma formacom os estudos de Ramazzini - o Pai da Medicina do Trabalho, referindo cinqüenta profissões e relacionando os danos que cada uma delas causavam ao trabalhador.
Na época da revolução industrialforam aprovadas a “Lei de Saúde e Moral dos Aprendizes”, sendo mais tarde necessária a criação da “Lei das Fábricas”, Por volta de 1931 ficou evidenciado que somente a reparação de danos causados à saúdee a integridade física não eram suficientes, sendo assim, necessários investimentos na prevenção de acidentes, como também, assegurar os riscos às lesões. Entretanto, apenas em 1941 foi criada aAssociação Brasileira para a Prevenção de Acidentes (ABPA) ampliando o conceito de Segurança do Trabalho. Em 1972, integrando o Plano de Valorização do Trabalhador , os itens higiene e segurança juntamentecom serviços médicos passaram a ser obrigatórias em todas as empresas com cem ou mais trabalhadores. Com efeito de lei, em 1978 , foram aprovadas as Normas Regulamentadoras no Brasil relativas àSegurança e Medicina do Trabalho.


Analisar e avaliar áreas de empresas para que estas estejam livres de riscos. Recomendar medidas de prevenção e com isso, garantir o bem estarfísico, mental, e social dos trabalhadores e partes interessadas. Elaborar, participar da elaboração e implementar política de saúde e segurança no trabalho (SST) com ações capazes de identificar eavaliar as causas associadas aos acidentes, fornecendo dados que se devidamente tratados através de uma visão sistêmica, promovem subsídios importantes para a prevenção de possíveis acidentes. Realizarauditorias, acompanhamento; identificar variáveis de controle de doenças ocupacionais. Desenvolver ações educativas na área de Saúde e Segurança no Trabalho; participar de perícias e fiscalizações e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comportamento Prevencionista
  • Comportamento prevencionista
  • O comportamento prevencionista
  • Comportamento prevencionista
  • O comportamento prevencionista
  • O comportamento prevencionista
  • evolução prevencionista
  • Analise prevencionista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!