COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1398 palavras 6 páginas
ESTUDO DE CASO: QUAL GRUPO, FORMAL OU INFORMAL, POSSUI MAIOR
INFLUÊNCIA NO RAMO METAL MECANICO, NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES?
GRUPOS
Conforme Maximiano (2009), toda organização constitui-se de um grupo de pessoas. “Um grupo é um conjunto de pessoas que têm um objetivo comum ou que compartilha alguma característica” (MAXIMIANO, 2009, p.226).
Segundo Maximiano (2009) e Oliveira (2006), nas organizações os grupos são classificados em duas categorias: formais e informais.
Grupos Formais Segundo Maximiano (2009) e Oliveira (2006), os grupos formais são aqueles criados pela administração para equipar as unidades de trabalho, ou seja, são grupos que apresentam um grau de hierarquia previamente planejada e representada no organograma da organização.
De acordo com Carvalho e Serafim (1995) os grupos formais têm a função de auxiliar no desempenho de tarefas complexas e/ou interdependentes; desenvolver a criatividade dos membros do grupo visando novas ideias e soluções de problemas profissionais; e auxiliar na implementação de decisões complexas. Como já mencionado os grupos formais possuem uma hierarquia, ou seja, um grau de autoridade entre os colaboradores da organização. Segundo Maximiano (1995) a autoridade esta ligada a responsabilidade. A autoridade é o poder que uma pessoa possui de ordenar a realização de atividades, exigir o cumprimento das mesmas, punir ou premiar seus colaboradores. Maximiano (2009) e Carvalho & Serafim (1995) afirmam que os principais tipos de grupos formais são:
Grupos permanentes: representados no organograma funcional. Estes grupos são permanentes na empresa, e seus membros desempenham funções nas áreas de recursos humanos, financeira, compras ou outras áreas permanentes da organização.
Grupos temporários: são grupos designados para realização de uma tarefa que durará apenas determinado tempo, como por exemplo, a execução de um projeto. Assim que a tarefa for cumprida os membros do grupo retornam as suas atividades normais no grupo

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas