COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1446 palavras 6 páginas
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA

DISIPLINA – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Acadêmicos:

CARLOS ALBERTO LACERDA RA 354114
MAICON CUELLAR BARBOSA RA 350146
MARCELO GIMENES MOREIRA RA 354135
ROMARIO JULIO OSUNA GIL RA 351392
WAGNER OLIVEIRA ZAURIZIO RA 365481

Corumbá, 12 de abril de 2012.

INTRODUÇÃO

O Comportamento organizacional vem a ser a compreensão do comportamento individual e dos grupos de situação de trabalho constituem um campo de estudo do C.O. De modo particular investiga as questões relacionadas com liderança e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudança, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações. O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.

Podemos assim dizer que o Comportamento Organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar, compreender os comportamentos nas organizações.

CAPÍTULO 1

Hoje percebe que o campo do Comportamento Organizacional evoluiu de uma orientação com ênfase nas estruturas e processos de pequenos grupos, para uma perspectiva de grandes subsistemas, organizações e seus ambientes, contribuindo para a compreensão e solução de problemas de trabalho por meio de diferentes possibilidades de intervenção.

A utilização eficaz de todas as descobertas e teorias desenvolvidas ao longo dos anos constitui um recurso válido que assegura uma sólida vantagem competitiva.

As análises sobre grupos/equipes de trabalho é representada no modelo por interações bidirecionais entre os processos de tomada de decisão grupal, comunicação, liderança, conflito, poder, política, estrutura de grupo e equipes de trabalho.

Dentro do campo do CO, as unidades de análises poderiam ser

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas