COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

284 palavras 2 páginas
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OS SENTIDOS DO TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE

É fato que mudanças ocorrem em ambientes corporativos e tais mudanças afetam diretamente as relações de trabalho, bem como seu sentido para cada cidadão inserido no contexto. Os indivíduos mudam não só sua forma de agir, mas também sua forma de pensar e sentir.

Por uma necessidade de desenvolvimento, novas tecnologias e formas de gerenciamento promovem aumento de produtividade e eliminam com a automação os postos de trabalho, obrigando a migração dos trabalhadores excluídos para outros setores da economia. Há quem enxergue nisso uma possibilidade de dar vazão ao espírito criativo, mas muitos se rendem à “escravidão” por questão de sobrevivência à empregabilidade. Diante disso, sobra apenas uma chance clara: a desumanização do indivíduo. Fica evidente que uma pessoa exposta a esse tipo de situação teria sua honra maculada e sua visão sobre a vida seria em cor cinza chumbo.

O sentido verdadeiro do trabalho é um desenvolvimento de força produtiva, da melhoria nas relações sociais e principalmente no desenvolvimento de um espírito cooperativo, todos em prol de objetivos em comum. Não há mais espaço para o trabalho monótono, pesado e humilhante. Embora uma administração tradicional ainda exista em muitas corporações, há abordagens novas intencionadas em melhorar tal administração para que a inserção e principalmente a manutenção do trabalhador seja prioridade.

Talvez a abordagem mais sensata para a interação entre indivíduo e organização seja a humanização. Colocar o trabalhador em uma

posição de conforto, absolutamente consciente de seu valor e seu papel, o envolvendo com o conteúdo de seu próprio trabalho, dar a ele conhecimento, enriquecer seu capital intelectual, dar a ele autonomia e principalmente cobrar um auto gerenciamento, tudo baseado em transparência, valorização e respeito.

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas