COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

917 palavras 4 páginas
Tipos de liderança

Estudando e Agindo

Introdução

A liderança numa organização tem sido foco de atenção desde os longos anos, pode ter várias definições, mais em todas elas a ênfase no influenciar o outro, em conseguir lidar com o mesmo, a fazer de algo de forma empenhada e satisfatória. A três estilos classicos de liderança que define a relação entre lideres e seguidores, em uma organizaçao a liderança é um tema importante, pois está relacionado com o fracasso e o sucesso de uma empresa, em conseguir ou não atingir os objetivos definidos.
Existem três tipos que define a liderança, autocráta, democráta e liberal.
Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e enfluenciando seus liderados.
Esse trabalho tem como objetivo, mostrar e explicar os tipos de liderança, as suas caracteristicas e definições.

Tipos de Liderança:

Liderança Autocrática – O lider autocrático é caracterisado por liderar sobre pressão, no qual impoe suas regras e idéias e toma decisões pelos seus liderados, não houve opnião, existe obediência e disciplina, é muito rígido e poder ser associado a um comandante, com um propósito sempre de vencer, cumprir suas metas e trabalhos.
Esse tipo de lider não se importa com a motivação de sua equipe, se importa apenas com a suas metas cumpridas, objetivos alcançados e gratificação apenas dos seus superiores hierarquios. Esse tipo de lider não elogia, não interage, apenas controla e comanda.
O autocrático é bastante apropriado quando os objetivos exigem uma nova visão, ou uma mudança, mais não se encaixe em equipes experientes por ser controlador. É um tipo de liderança que não é vista de forma natural, por isso causa insatisfação e hostilização entre os liderados que insatisfeitos somente cumpre a obrigação por meio de regras impostas.
O lider autocráta pode ser bom para resultados, pode ser um excelente técnico, mas, seu método de aplicar a liderança pode não ser eficaz.
Característica do lider

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas