COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

357 palavras 2 páginas
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

2) Quais são as razões que fazem da negociação um elemento-chave nas situações de conflito organizacional?
O conflito surge inevitavelmente no interior das relações humanas; as pessoas possuem diferentes personalidades, valores, atitudes, comportamentos, motivações, expectativas, necessidades, que conduzem muitas vezes à confrontação de opiniões e ideias divergentes, criando assim conflitos entre elas. Os conflitos podem aparecer nos mais variados e complexos cenários e contextos, desde as conversas entre amigos, aos ambientes organizacionais, no interior de um grupo de maior ou de menor dimensão. O universo complexo das relações humanas e da interação social é sempre potencialmente instável e conflitual. São vários os níveis em que os conflitos podem ocorrer: intragrupal, intergrupal, interpessoal, intra pessoal e revestirem formas tão diversificadas como sejam, como exemplo: laborais, políticos, religiosos, economicos, culturais, étnicos, etc.
Na literatura existente sobre este tema, não é consensual uma definição de conflito. Muitas vezes o conflito é percebido como uma incompatibilidade entre dois ou mais sujeitos e a diversidade de comportamentos exibidos que podem advir dessas percepções. Segundo Pruitt & Rubin, um conflito é uma percebida divergência de interesses, ou uma crença de que as atuais aspirações das partes não podem ser alcançadas simultaneamente.
Neste caso a relevância é dada ao nível dos conflitos laborais, em contexto organizacional, que engloba tanto conflitos intra/interpessoais como conflitos intra/intergrupais, mas a ênfase surge ao nível dos processos e técnicas para gerir os efeitos desses conflitos no seio organizacional.
Em contexto organizacional é inevitável que ocorram conflitos, cabendo ao gestor, através da mediação e da negociação, atenuar os efeitos negativos, quer para os intervenientes do conflito quer para a organização, transformando a possível ameaça que o mesmo reveste em potencial

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas