Comportamento Organizacional

Páginas: 7 (1653 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
ROBBINS, S.P. (2005). Capítulo 10: Comunicação. In: Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall
Yasmin Marcelle Barbosa Freire

O texto tem como objetivo tratar de qual maneira ocorre o processo de comunicação nas organizações, e mostrar que da superação das barreiras à comunicação organizacional eficaz exige que os profissionais, individualmente, reconheçam asdificuldades inerentes ao processo de comunicação. E para que este tópico seja entendido pelo leitor o autor busca descrever o processo de comunicação; comparar as vantagens e desvantagens da comunicação oral versus a comunicação escrita; comparar a eficácia das redes tipo cadeia, roda e todos os canais; identificar fatores que afetam a utilização da rede de rumores; discutir como a informatização estámudando a comunicação organizacional; explicar a importância da riqueza do canal para a melhoria da eficácia da comunicação; listar barreiras comuns à comunicação eficaz; e descrever os problemas potenciais na comunicação multicultural.
O livro possui dezoito capítulos divididos em cinco seções; a primeira parte é a introdução é constituida apenas pelo capítulo um; a segunda parteela aborda o indíviduo e é composta de seis capítulos (do dois até o sete); a terceira parte fala sobre o grupo em sete capítulos (do oito até o cartoze); a quarta parte abrange sobre o sistema organizacional em três capítulos (do quize ao dezessete); e, por fim, a quinta parte que enfoca na dinâmica (capítulo dezoito), assim totalizando os dezoito capítulos da obra dispostos em quatrocentos eoitenta páginas no total. O texto resenhado será somente o capítulo dez, com um número de trinta páginas e com foco narrativo oscilando entre o impessoal e a inclusão do autor em segunda pessoa do plural, isto é, o autor não se coloca no texto, embora esteja claro o ponto de vista dele.
A comunicação é o processo pelo qual as pessoas tentam compartilhar significados através demensagens simbólicas. É mais do que transmitir um significado, pois ela precisa ser compreendida, ou seja, precisa incluir a transferência e a compreensão do significado. Porém não basta somente definir o que é a comunicação, é necessário aprofundar esse conhecimento a começar pelas suas funções. A primeira, ela age no controle do comportamento das pessoas; a segunda é a facilitação da motivação; aterceira, esta fornece o meio para a expressão emocional, ou seja, para muitos funcionários, seu grupo de trabalho é a fonte primária de interação social; e, finalmente, a quarta função é a de possibilitar informações, essas das quais as pessoas e grupos precisam para tomar decisões ao transmitirem dados para que se identifiquem e avaliem alternativas.
Antes que a comunicação serealize, é necessário um propósito, expresso na forma de mensagem a ser transmitida. Ele vai passar de uma fonte (o emissor) para um receptor. A mensagem é codificada (convertida em um formato simbólico) e transmitida através de uma mídia (canal) até o receptor, que traduz (decodifica) a mensagem iniciada pelo emissor. E nesse processo de comunicação há barreiras de comunicação que distorcem a clarezada mensagem denominadas ruídos. E a ligação final do processo de comunicação é o círculo de feedback, ele determina se a compreensão foi ou não obtida.
A comunicação assume duas direções dentro das organizações: a vertical e a horizontal. A vertical pode ser ascendente ou descendente; a primeira é a que se dirige aos escalões mais altos do grupo ou da organização; a segunda é umacomunicação dentro de um grupo ou organização, a qual flui de níveis mais altos para os mais baixos. A lateral é quando a comunicação se dá entre os membros de um mesmo grupo, de grupos de mesmo nível ou entre quaisquer pessoas que estão em um nível horizontal equivalente dentro da organização. É muito utilizada, pois, quando eficaz, economiza tempo e facilita a coordenação. Existem três métodos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comportamento organizacional
  • Comportamento Organizacional
  • comportamento organizacional
  • comportamento organizacional
  • Comportamento Organizacional
  • Comportamento organizacional
  • Comportamento organizacional
  • Comportamento organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!