COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

10945 palavras 44 páginas
Comportamento Organizacional
Liliam Maria da Silva

Unidade 6: A Qualidade de Vida no
Trabalho e a Prevenção do Estresse

A Qualidade de Vida no Trabalho e a
Prevenção do Estresse
Trabalho Criativo X Trabalho Alienado
Por que, nos últimos anos, tem-se registrado um número crescente de transtornos mentais associados às condições de trabalho?
Podemos conceber o trabalho como a intervenção do ser humano na natureza visando à manutenção da própria vida. O homem transforma, cria e recria a natureza e os bens que produz para garantir a existência humana, não apenas física e biológica, mas também social, cultural e afetiva. E, para isso, serve-se do conhecimento empírico, da ciência e da tecnologia.
Historicamente, o trabalho, como resposta às necessidades fundamentais do homem, tem assumido duas formas: trabalho criativo e livre; trabalho alienado.
O trabalho alienado é a forma específica que este assume no sistema capitalista.
Ele é constituído por duas classes fundamentais e antagônicas: os capitalistas – que são os proprietários dos meios de produção; os trabalhadores – que são os não proprietários, aqueles que vendem sua força de trabalho para sobreviver.
Alienação, do latim alienatio, é a ação de tornar alguém ou alguma coisa alheia a alguém. Existe também a alienação psicológica, quando uma pessoa torna-se alheia de si mesma. Segundo o marxismo, a alienação é um processo pelo qual um trabalhador é desapossado do produto do seu trabalho. Havendo propriedade privada dos meios de produção, dá-se a despersonalização do trabalho.

111

E por que alienação estaria a relacionada ao capitalismo? Porque no capitalismo o trabalho, em vez de ter valor de uso, atendendo às necessidades vitais do ser humano, tem prioritariamente valor de troca, ou seja, serve para gerar mais lucro ou mais capital. Mas essa relação alienada do trabalhador com o produto do seu trabalho não seria coisa do passado? Hoje vivemos na chamada sociedade do

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas