COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ETAPA 1

944 palavras 4 páginas
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Pode ser definido como um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
Aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente. O comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Ajuda a compreender os microproblemas da organização como, por exemplo, percepção, motivação, aprendizagem e dinâmica de pequenos grupos. Também explica comportamento dos grupos como: liderança, poder, conflito, stress no trabalho e na avaliação de desempenho. Parte inferior do formulário

VISÃO SISTEMICA.
Um sistema é qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, interatuantes, ou interdependentes, dotadas de um objetivo. Consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas que foi desenvolvida por Kenneth Boulding e por Ludwig V. Bertalanffy para sintetizar as ideias comuns a varias disciplinas. Coube a Kenneth agrupar e hierarquizar os sistemas, sugerindo oito níveis e dividindo os em dois. Como:
- Sistema Fechado: 1º Sist. Estatísticos simples: estruturas
2º “ dinâmico simples: mecanismo de relógio
3º “ cibernético simples: termostato
- Sistema Aberto:
4º Sist. Aberto ou auto-regulavel : célula
5º “ vida vegetal
6º “ reino animal
7º “ Ser humano
8º “ Organização Social
Característica principal é seu inter-relacionamento com o meio exterior.
-Componentes do Sistema Aberto:
-Insumos (entrada)
-Processamento (transformação de insumos em algo desejável)
- Exsumos (produto) insumos processados transformados em exsumos que será colocado no

Relacionados