COMPORTAMENTO NO TRANSITO E PRINCIPAL CAUSA DE ACIDENTE DIRIGIR ALCOOLIZADO

943 palavras 4 páginas
COMPORTAMENTO NO TRANSITO E PRINCIPAL CAUSA DE ACIDENTE DIRIGIR ALCOOLIZADO

.

COMPORTAMENTO NO TRANSITO E PRINCIPAL CAUSA DE ACIDENTE DIRIGIR ALCOOLIZADO

Projeto apresentado na matéria de Método de observação ministrado pelo Prof. Erick Rôso Huber.

GOIANIA, 03/2014

1.0 INTRODUÇÃO
O comportamento no transito tem causado preocupações com a falta de segurança, pois diariamente ocorrem acidentes graves deixando pessoas mortas ou feridas, De acordo com a organização mundial de saúde, em torno de 1,2 milhão de pessoas morrem por ano em consequência de acidentes de trânsito.
Esse expressivo número de acidentes representa significativo impacto na economia do País, tanto pelo alto custo com tratamento médico das vítimas, e também pela perca de uma parte da população economicamente ativa. Além disso, o modo repentino como estas mortes ocorrem gerando enorme sofrimento e transtornos psicossociais as famílias envolvidas.
Dentro dos fatores que favorecem a ocorrência de um número tão elevados de acidentes, aparece o fator humano como o principal, pois sem ele o trânsito não existiria. Esse comportamento não pode ser analisado separadamente, o homem tem sua história, personalidade, interesses, necessidades e busca satisfaze-la, gerando conflitos que colocam em risco a segurança no transito, pois interpreta as regras estabelecidas conforme sua visão de mundo. Neste processo alguns condutores agem de acordo com a lei outros não e geram o caos em que se encontra atualmente. Para Hoffmann, Cruz e Alchieri (2003) o homem ou a mulher ao volante é um ser humano que, além de uma série de aptidões, de uma personalidade, hábitos e atitudes definidos, possuem necessidades fisiológicas (alimento sono, descanso), necessidades psicológicas e socioculturais (segurança, comodidade, auto realização, aceitação). O equilíbrio entre estas várias instâncias e necessidades e a capacidade para

Relacionados

  • Coleção_Sinopses_v
    174786 palavras | 700 páginas