COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

3421 palavras 14 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – I.C.S.C
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

MANAUS/AM
2011

INTRODUÇÃO

A liderança e a comunicação são fundamentais na vida de um gestor. Com o passar do tempo, o homem foi aperfeiçoando cada vez mais sua capacidade de se relacionar e conforme as necessidades foram surgindo, ele foi se adaptando a elas e com isso a comunicação foi evoluindo.
Saber comunicar é uma das qualidades mais importantes no mundo dos negócios. É por meio da comunicação que estabelecemos relacionamentos com o mercado. É ela que ajuda a “vender o nosso peixe.” A palavra “comunicação” é oriunda do termo latino – communicatione - e, segundo o dicionário Aurélio, significa “a capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre pessoas”.

1. LIDERANÇA

É o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.
Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder.
2. LIDERANÇA E PODER SHAPE A Liderança é uma competência de caráter relacional, isto é, pressupõe uma relação entre duas ou mais pessoas fundamentada no exercício da influência. A regra é despertar o desejo, o interesse e o entusiasmo no outro a fim de que adote comportamentos ou cumpra tarefas. Além de relacional, a liderança também pode ser situacional, ou seja, determinada pelas

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas
  • C
    24474 palavras | 98 páginas