Comportamento dos materiais SAE1020, SAE 1045 e SAE1020 trefilado submetidos a uma força de tração

2568 palavras 11 páginas
Objetivo

O objetivo deste ensaio foi a verificação do comportamento dos materiais SAE1020, SAE 1045 e SAE1020 trefilado submetidos a uma força de tração.

Introdução teórica

As propriedades mecânicas constituem as características mais importantes dos materiais em suas várias aplicações na engenharia, visto que o projeto e a fabricação de produtos se baseiam principalmente no comportamento destas propriedades. Para determinarmos essas propriedades (resistência mecânica, elasticidade, plasticidade, etc.) recorremos aos ensaios mecânicos.
Algumas definições importantes:
Elasticidade: Capacidade que um material tem de retornar a sua forma e dimensões originais quando cessa o esforço que o deformava.
Plasticidade: Capacidade que um material tem de apresentar deformação permanente apreciável, sem se romper.
Resistência mecânica: Capacidade que um material tem de suportar esforços externos (tração, compressão, flexão, etc.) sem se romper.
CORPO DE PROVA: É uma amostra do material que se deseja testar, com dimensões e forma especificadas em normas técnicas.
Quando o ensaio de tração é realizado num laboratório, com equipamento adequado, ele permite registrar informações importantes para o cálculo de resistência dos materiais a esforços de tração e, conseqüentemente, para projetos e cálculos de estruturas. Algumas informações são registradas durante a realização do ensaio e outras são obtidas pela análise das características do corpo de prova após o ensaio.

È de grande importância a realização desses ensaios pois assim é possível evitar o desperdício e também pela segurança na utilização de cada material, garantindo que o material irá resistir ao esforço solicitante. Aqui será abordado basicamente o ensaio de tração. Esse ensaio tenta simular as condições reais de funcionamento para saber como os materiais reagem aos esforços de tração, seus limites de resistência, sua deformação e qual momento ele se rompe.
O Ensaio de tração consiste

Relacionados