COMPORTAMENTO DO PROCESSO DE ADSORÇÃO AO LONGO DO TEMPO (ENSAIO DA ADSORÇÃO DE CLOROFILA EM SOLUÇÃO POR CARVÃO ATIVADO)

1680 palavras 7 páginas
Disciplina de Físico-Química Experimental I
Prof.: Luís Brudna

COMPORTAMENTO DO PROCESSO DE ADSORÇÃO AO LONGO DO TEMPO (ENSAIO DA ADSORÇÃO DE CLOROFILA EM SOLUÇÃO POR CARVÃO ATIVADO)

Elaine Macedo
Jéssica Martins do Prado
Rafael Carvalho Alves
Thamiris Martiny
Vitória Olave de Freitas

Bagé, 2013
Sumário

1. INTRODUÇÃO

A adsorção consiste na transferência de massa de componentes específicos de uma fase fluida para a superfície de uma outra fase. Pode ocorrer em qualquer tipo de interface, seja ela, solução-sólido, gás-sólido, solução-gás. É um fenômeno influenciado pela temperatura, pressão, pH da solução, pela natureza da substância a ser adsorvida (adsorvato) bem como pela natureza da substância que adsorverá (adsorvente) a primeira, etc. Como o adsorvato concentra-se na superfície do adsorvente, normalmente, um aumento da área superficial deste implica no aumento do efeito de adsorção. Portanto, comumente os adsorventes são sólidos com partículas porosas.
O fenômeno de adsorção se dá por efeito de uma força normal aos átomos da superfície do adsorvente em direção ao interior do mesmo e que deve ser balanceada. A tendência de neutralização desta força gera uma energia superficial que atrai e mantém as moléculas do adsorvato na superfície do adsorvente. Esta força atrativa deve-se à existência de ligações de hidrogênio, ligações covalentes, interações dipolo-dipolo , ligações eletrostáticas, etc. Esssas forças envolvem diferentes energias de adsorção que especificarão as moléculas a serem adsorvidas em relação à outras presentes no sistema de adsorção.
A estrutura do adsorvente também limita as dimensões das moléculas que poderão ser adsorvidas, ao mesmo tempo que sua área superficial disponível limita a quantidade de material que poderá ser adsorvida.
A adsorção pode ser classificada em física ou química. No caso de só haverem forças de van der Walls atuanto entre o

Relacionados