COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

1150 palavras 5 páginas
FACULDADE JOAQUIM NABUCO
ADMINISTRAÇÃO

THIAGO BEZERRA DA SILVA

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

RECIFE/2012

THIAGO BEZERRA DA SILVA

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Trabalho apresentado à Faculdade
Joaquim Nabuco como instrumento parcial da disciplina de Marketing, do curso de

Administração,

sob

a

orientação do professor Valdênio
Rodrigues.

RECIFE/2012

FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR:


CULTURAIS:

 Cultura:
Tradições, ideologias, costumes, hábitos, valores gerados e passados de geração em geração, primeiramente identificado pela família, em seguida modificado e influenciado pelo meio em que o individuo está inserido.
A cultura é fator determinante para as aspirações, desejos e satisfação pessoal.
 Subcultura:
São as especificidades da cultura, analisada acima. Aspectos como a nacionalidade, a raça, etnia, regiões que em conjunto montam o ambiente do indivíduo, formando e influenciando a cultura do mesmo.
A partir do momento em que estes precedentes tornam-se relevantes as empresas utilizam o marketing específico, ou seja, direcionam suas estratégias e mecanismo para um grupo e outro, para tornar a publicidade mais eficaz.
 Classe social:
A estratificação social, ou seja o agrupamento de pessoas de poder aquisitivo similar, é fator determinante para a utilização estratégica do marketing, através deste sistema, o qual tem raízes feudais, as pessoas são identificadas através de sua classe, determinando qual produto é viável para cada tipo de consumidor.


SOCIAIS:

 Grupos de referência:
São grupos de pessoas que formal ou informalmente influenciam nas atitudes e na ideologia do individuo.
 Família:
A família é sem dúvida o grupo mais relevante e influente já que seu modelo de consumismo é levado pelo indivíduo até a fase adulta.
Por ser o primeiro contato da pessoa, a família constitui uma influencia direta na visão de mundo e consequentemente no modelo de
ambição

Relacionados