COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

2133 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
COLEGIADO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
PROFESSOR: CAFFE
ALUNA (S): MARIA THAÍSE GOMES RAQUEL R. COELHO

NECESSIDADES DE MASLOW

As pessoas são motivadas perante suas necessidades não atendidas, satisfazendo primeiramente as necessidades básicas, encontrando nessas motivações para que outras necessidades possam ser realizadas.
De acordo com a teoria, as pessoas tendem a satisfazer suas necessidades básicas, isto é, fisiológicas primeiro. Só então buscam atender a necessidades superiores, como segurança, sociais, estima e autorealização. Maslow classificou as necessidades hierarquicamente através de cinco níveis, tendo em base as de categorias inferiores.
A partir do momento que o consumidor detecta uma necessidade, começa todo o processo no qual os consumidores compram produtos e serviços. Após perceberem uma necessidade os consumidores são induzidos pela motivação a satisfazê-la.
O produto estabelecido para analisar as teorias ligadas ao comportamento do consumidor foi o sapato/sandália de salto. Por se tratar de um produto específico para atender a um público feminino, dessa maneira, tal análise irá abordar esse universo.
A escolha desse produto se adequa perfeitamente as pirâmide de Maslow de acordo com as seguintes justificativas:
1. Necessidade fisiológica: tal necessidade é atendida tem em vista o fato de que o ser humano, em tempos atuais, não conseguiria viver descalço. Não é o fato de se tratar de um sapato/sandália de salto que esse aspecto está eliminado.
2. Segurança: a mulher se sente segura, alto-confiante;
3. Socialização: por geralmente ser utilizado para sair ou trabalhar, locais que permitem as mulheres tal socialização;
4. Estima: geralmente a mulher de salto consegue atrair olhares femininos e masculinos os quais estabelecem um pré-conceito positivo, a depender da situação;
5. Autoestima: proporciona autoconfiança a mulher e,

Relacionados