COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR OS FATORES QUE INFLUENCIAM A COMPRA

2853 palavras 12 páginas
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: OS FATORES QUE INFLUENCIAM A COMPRA

Marcelo Deluca
Daniele Regina Theis

RESUMO

Analisar o comportamento do consumidor no momento da decisão de compra, quais os fatores que influenciam nessa decisão, as influências psicológicas e o papel do marketing nesse processo foi o objetivo da pesquisa para o presente trabalho. Para tanto, como fonte de referência, vários livros foram consultados, buscando oferecer um embasamento conceitual sobre as principais teorias do comportamento do consumidor. Tratamos também dos diversos fatores que influenciam no processo de compra e o processo decisório de consumo. Através do presente estudo, podemos entender como os conceitos do comportamento do consumidor são usados por quem faz uso de marketing na prática, para desenvolver e implementar estratégias eficazes para encantar o consumidor em sua escolha de compra.

Palavras-chave: Consumidor. Comportamento. Compra. Marketing.
1 Introdução
No momento em que o consumidor pensa em adquirir um produto ou serviço, vários fatores tem influência na decisão da compra, e muitos desses fatores vem da influência psicológica do indivíduo. Embora alguns aspectos dessa influência psicológica não estejam bem esclarecidos, é provado que esses fatores são capazes de afetar profundamente o comportamento humano.
Assim, o estudo de suas necessidades, motivação, percepção, atitudes e personalidade, permitem melhor compreensão de seu comportamento como consumidor.
O interesse pelo consumidor e pelas suas formas de consumo, já acontece há tempos. E hoje, a sociedade consome como nunca - seja pela variedade imensa de produtos e serviços disponíveis, seja pelas facilidades que o crédito nos proporciona, seja por apelos emocionais das campanhas publicitárias e das propagandas, seja pela diversificação dos tipos de mídia - a verdade é que todas as teorias sobre o comportamento ainda são insuficientes para explicar as atitudes do consumidor diante de uma situação de compra.

Relacionados