Comportamento do consumidor no varejo de moda

Páginas: 14 (3500 palavras) Publicado: 1 de junho de 2014

Comportamento do Consumidor no Varejo de Moda

Nickolas Xavier Rodrigues1
Prof. Admir Roberto Borges2
Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH

Resumo
Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre o comportamento do consumidor no varejo de moda das grandes grifes. A razão dos consumidores comprarem, o que pretendem ao adquirir um artigo de moda, o poder da marca que carregamestampada e costurada às peças de roupas, o atendimento especializado para este público específico, os fatores psicológicos que os levam ao consumo. Apresentam-se conceitos de marketing, varejo, relacionamento e psicologia do consumidor para justificar o consumo e o sucesso destas grifes que atualmente vêm aumentando as vendas em todo mundo, inclusive nos países considerados subdesenvolvidos. O queseria necessário para ter sucesso no desenvolvimento de produtos para um público especifico e exigente como os consumidores de moda, são assuntos abordados.

Palavras-chave: Varejo de moda; marketing; comportamento do consumidor















_______________________________
Trabalho apresentado no Intercom Júnior – Jornada de Iniciação Científica em Comunicação
1Graduando emComunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário de Belo Horizonte. nickolasxavier@gmail.com
2Professor orientador, Mestre em Marketing e Comunicação. admir.borges@terra.com.br

1 Introdução
O otimismo com o futuro da situação econômica do Brasil, o crescimento das exportações e consecutivamente o aumento de circulação de dinheiro no varejo brasileiro,algumas grifes famosas de moda Européias e americanas decidiram investir montando lojas nas grandes capitais brasileiras. Atendendo a uma demanda de consumidores sedentos de inovações e tendências antes apenas acompanhadas pelas revistas de moda, ou quando consumiam em viagens ao exterior.
Atualmente, num mercado competitivo, é necessário mais do que preço baixo para vender bem, às vezes o preço baixoou o ambiente de vendas, onde está localizado o produto pode atribuir a este adjetivo que não irão favorecer a compra, mesmo o desejo pelo item de consumo. No varejo de moda o preço pode ser alto se aliado a outras recompensas, que podem significar a resposta aos desejos e demandas do consumidor
Nesta reflexão, algumas perguntas parecem necessárias: o varejo de moda esta atento aos novosconsumidores? Esta atento ao que os consumidores procuram, as necessidades e anseios que desejam suprir? Estes consumidores que são mais exigentes quanto à qualidade, exclusividade atribuem aos objetos certas qualificações, as empresas estão atentas as estas opiniões?
Este artigo tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor perante o varejo de moda das grandes grifes comprovando as açõesdestes com autores das áreas de marketing e psicologia criando um estudo que virá a colaborar com estudantes da área.

2 Marketing
“O marketing deve ser encarado como uma filosofia, uma norma de conduta para a empresa, em que as necessidades latentes dos consumidores devem definir as características do produtos ou serviços a serem elaborados e as respectivas quantidades a serem oferecidas” (Cobra,1997, p. 20)

Há décadas o conceito de marketing vem sendo aperfeiçoado. Nas primeiras tentativas existia uma preocupação latente com a administração, distribuição, maximização das vendas. Com o passar do tempo e a evolução econômica, o conceito de marketing foi sendo modificado por quem escrevia e estudava sobre o assunto. Um das primeiras definições do termo marketing foi pela AMA – AmericanMarketing Association em 1960: “O desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou utilizador” AMA (apud Cobra, 1997, p. 27). Nas décadas seguintes, a definição de marketing começa a abranger os conceitos de: promoção, troca e distribuição física de bens e serviços, produtos, sendo estes bens tangíveis ou não.
“Um produto é qualquer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comportamento de compra dos consumidores de moda
  • Comportamento do consumidor no ramo da moda
  • Negócios da moda e comportamento do consumidor
  • O comportamento do consumidor feminino no segmento da moda intima
  • O comportamento do consumidor feminino no segmento da moda intima
  • Moda, relações públicas e varejo
  • Macro ambiente
  • Comportamento do consumidor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!