Comportamento Desviante

Páginas: 2 (321 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014


















































Comportamento desviante
Marta Sofia Nunes Soares


Palavras-chave: desviância, condutasdesviantes; comportamentos desviantes

O comportamento é tudo o que observamos, é uma relação ou interacção entre eventos ambientais (estímulos) e actividades de um organismo (respostas). Este deveser visto como um aspecto constitutivo da espécie humana.
Existe socialmente uma expectativa relativamente ao comportamento de cada indivíduo, dado que o comportamento e visto como a maneira deagir dos indivíduos em sociedade, baseando-se em valores e normas socialmente aceites no contexto social. Alguns observadores olham para as regras sociais como “absolutas, claras e óbvias para todosos membros de uma sociedade em todas as situações” (Scott e Douglas, 1972). O incumprimento dessas mesmas normas é considerado uma transgressão do normalmente aceitável. Quando se dá umatransgressão das normas de uma determinada sociedade estamos perante um desvio.
“Considerei o desvio como o produto de uma transacção efectuada entre um grupo social e um indivíduo que, aos olhos dogrupo, transgrediu uma norma”. (Becker, 1985).

O conceito de comportamento desviante1 é um conceito que nasceu da sociologia e tem vindo a sofrer evoluções, variando em função do tempo e do espaço.O que hoje é considerado desvio, não o era em seculos passados e vice-versa. E consequentemente o que é considerando desvio em Portugal, pode não o ser em outros países. (ex. um homem que comete oadultério em Portugal, é visto como um comportamento desviante, porque o normal é não cometer adultério. Já este mesmo acto cometido num país Árabe não é visto como comportamento desviante porquenão quebra nenhuma regra).
Ou seja, os comportamentos considerados desviantes variam de sociedade para sociedade.































Bibliografia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comportamentos desviantes
  • Comportamentos Desviantes
  • Comportamento desviante
  • Comportamento desviante
  • Comportamentos desviantes
  • Comportamento desviante
  • Comportamentos Desviantes
  • Comportamento desviante, alguns apontamentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!