COMPORTAMENTO CRIMINOSO: penas alternativas e reintegração social

1801 palavras 8 páginas
COMPORTAMENTO CRIMINOSO: penas alternativas e reintegração social

Clécia Pires Borges, UFRN
Hilana Sanyzia Diniz Araújo, UFRN
Lara Patrícia Santos Oliveira, UFRN
Maria Eugênia Álvares de Faria, UFRN
Rayvglimara Alves dos Santos Silva, UFRN
Rodolpho Cabral Barros de Araújo, UFRN

RESUMO

Este trabalho expõe de maneira concisa a questão das penas alternativas como ferramenta auxiliar a reintegração social do indivíduo, após o mesmo cometer crimes cabíveis de punição prevista em lei. Como embasamento para tal artigo se fez de extrema necessidade o uso de autores tais como: CARVALHO e MIRANDA (2007), através dos quais, foi possível compreender a difícil aceitação, por parte da coletividade, das penas alternativas e dos ex-criminosos em seu meio. Assim, percebemos o quanto é significante para a comunidade entender por meio deste trabalho acadêmico, mais nitidamente os mecanismos das penas alternativas, desse modo irão receber esses delituosos reabilitados com mais concordância, e de certa forma mais aptos a conviverem com eles. A reintegração social é um meio de reparar os danos sociais e psicológicos daqueles que passaram pelos presídios e ajudá-los na volta à sociedade.

Palavras-chave: Criminalidade; Penas Alternativas; Reintegração Social.

A criminalidade tornou-se, com o passar do tempo um grave problema social, e para os estudiosos de diversas áreas do conhecimento, principalmente da sociologia, antropologia, psiquiatria, direito e psicologia. O comportamento criminoso surge quando há violação da ética, da lei, da moral e dos bons costumes de determinada sociedade e resulta de experiências vividas antes da prática delituosa, e dos efeitos do aprisionamento, que também podem influenciar a conduta delituosa.
Existem muitos estudos e teorias sobre as causas do comportamento criminoso. Os estudos mais aceitos apontam para três aspectos: aspectos biológicos, onde a ideia é a de que os criminosos nascem com características físicas diferentes da

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas